31/01/2013

Falando sobre alimentação: Intolerância a lactose

Quem acompanha o blog sabe que costumo postar receitas aqui, a maioria sem lactose. Mas nunca tinha parado para conversar com vocês sobre o assunto. Resolvi fazer um histórico e contar pra vocês como tudo começou... No final de 2010, por indicação da minha ginecologista, comecei a me consultar com uma endocrinologista, por uma alteração nos meus exames (triglicerídeos altos). Foi conversando com essa segunda médica que descobri que precisava consultar, também, um gastro...
Foi no começo de 2011 que descobri que eu era intolerante a lactose. Fiquei bem confusa na época, chorei, sofri e nem imaginava como ia ser minha vida. Tenho uma intolerância bem forte mesmo, passo super mal ao comer qualquer coisa que tenha leite. Até então, eu era ovolactovegetariana (desde 2006) e tive que repensar os meus hábitos alimentares.
Resolvi voltar a comer carne (é um pouco complicado no começo e sempre bate um pesinho na consciência, mas tudo bem) e repensar a minha alimentação (comia muita massa e doces). Hoje, não sigo mais a dieta dos triglicerídeos, mas evito coisas que me fazem mal (tanto as que me mostram os sintomas quanto as silenciosas), por exemplo, quase nunca como macarrão, tomo bem pouco refrigerante, não adoço chá e evito comer coisas muito gordurosas. 
Descobri inúmeras outras coisas que me fazem mal ao longo do tempo e comecei a me dar conta de que todos nós temos pequenas nuances e diferenças na hora de digerir um alimento... Cada organismo se comporta da sua maneira! Claro que um dos meus grandes companheiros nessa empreitada é o leite de soja e uma das maiores dificuldades é que quase toda alimentação especial (sem glúten ou sem lactose) é bem mais cara que o normal.
No fim das contas, acabei descobrindo inúmeros benefícios de não comer derivados do leite. Claro que eles não foram completamente abolidos da minha vida (sempre tenho minhas capsulas de lactase comigo), mas com certeza consumo bem pouco desses alimentos. Li uma matéria uma vez na Vogue, feita pela Vic Ceridono, falando sobre como o leite é prejudicial para a pele e mucosas e fiquei até feliz. Depois que precisei cuidar mais da alimentação, percebi, também, que levei muita gente comigo nessa onda. Lá em casa, a mesa anda muito mais colorida...

Estou a disposição para quem quiser saber mais informações sobre algum dos pontos que tratei nesse post, é só deixar um comentário aqui ou mandar um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com 

Beijos!

25 comentários:

  1. A minha irmã tem isso ou algo parecido, só que ela consome coisas que tem lactose mais acho que com ela não dá nada não.
    Eu amo leite, nem sei se viveria sem ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa deve ser triste não poder comer nada de bom :/

    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Thayse

    Também sou intolerante a lactose. A minha também é forte. Todos os anos trago uma mala cheia de Lactayd, apesar de não sentir efeito algum. Nunca gostei de leite em natura e acho que já era meu organismo em alerta. Tomo o lactayde antes de comer alimentos que contenham leite, mas tenho que tomar uns 4 de uma única vez. Outras coisas também me fazem mal, soja, lúpulo (cerveja) e ultimamente até vinho. . Tenho que conviver com isto

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. Oi gostei muito do teu blog parabéns
    mi segue de voltar amanda-santanna.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/amandasaanta

    ResponderExcluir
  5. Oi Thayse,
    Ainda bem que vc descobriu e conseguiu se adaptar a uma nova dieta. Eu sou vegetariana e tudo caminha para que eu chegue a vegana. Talvez acabe colocando o leite de lado tb.
    Beijos 1000 e um ótimo restinho de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada ♥.♥

    Achei super interessante! Meu namorado não chega a ter intolerância a lactose, mas leite não faz muito bem pra ele :/

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  7. Sou alérgica a leite e não posso consumir nem derivados mas não entendi o que isso tem a ver com ter que comer carne daí...
    Pois sou vegetariana também e não como leite e derivados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei mais difícil pro meu ritmo de vida e pra dar conta de todas as minhas necessidades/saciedades. Claro que, se você consegue, é ótimo, admiro muito. Beijos.

      Excluir
  8. Omg como você faz pra sobreviver? eu tenho muita vontade de abandonar as carne e derivados,penso muito nos animais.Mais não sei se consigo,sou muito depende de carne,principalmente de gado.

    ResponderExcluir
  9. Eu tb sou intolerânte a lactose, mas reagi bem. Já que lembro o quanto sofro quando tomo kkk. Só sinto um pouco falta do sorvete, pq aqui é ultra quente. De resto vivo bem.
    Acho que a pior parte é quando tenho que falar para alguém e a pessoa olha com aquela cara de ' meu Deus que vida horrível' ou 'tadinha nem pode comer nada'.

    Beijocas da Brenda
    http://diasdab.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, isso é muito triste pois muitas coisas tem lactose :/ O mercado deveria pensar mais em pessoas que tem alergia

    www.metadefutil.com

    ResponderExcluir
  11. Ah pena que vc é alérgica a lactose. Ainda bem que descobriu a tempo.

    big beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  12. Tudo tem seu lado positivo, ao menos você deixou de comer tanta "porcaria".
    Adorei seu blog!!
    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  13. post muito bom! me fez lembrar da minha irmã... ela já está para ir num gastro há algum tempo, mas a sua situação me lembrou bem a dela! Será que é isso que ela tem? :D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, deve ser bem tenso isso. Eu tenho alergia á frutos do mar, que é algo muito fácil de evitar comer, afinal, não é todo lugar e alimento que tem, mas leite, está presente em muita coisa, deve ser realmente difícil. Adorei o post, muito bem explicadinho e útil, deu até vontade de comer coisas mais saudáveis kk
    www.espacegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nunca tinha visto alguém que realmente tenha intolerância a lactose, só via em filmes, e não sabia que existia uma "capsula de lactose" o: que legal

    duunogueira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa deve ser horrivel, eu tenho alergia a uma flor, dai é só evitar produtos feitos com ela, mas alguma coisa que tem na comida, é tenso.

    ResponderExcluir
  17. Thayse, não tenho intolerância, mas reparei que de dois anos pra cá muita coisa mudou! Tudo começou por uma infecção que tive ao comer um bolo que devia estar com algum ingrediente estragado!!! Foi uma das piores crises de estômago que já tive na minha vida. De lá pra cá, determinadas coisas que eu como, que tenham leite, me fazem passar bem mal. Porém, já fiz vários exames de intolerância a lactose e glutten e nunca dão nada. Resolvi começar a tomar leite sem lactose e melhorei pelo menos quanto a isso. Alguns molhos também mefazem mal. Pimenta, credo! É refluxo na hora! Ontem mesmo comi um subway e cinco minutos depois eu estava com muita dor de estômago!

    É uma vida sofrida, viu?! Especialmente para quem gosta de comer! hehehhee
    bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa dever ser muito ruim, agora eu não sabia que leite não vazia bem. Eu mesmo adoro leite tomo todos os dias;

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa...adorei a postagem! Super completinha e mega informativa. Adoro blogs que dissecam nem o assunto como você fez nessa postagem. Parabéns. Pena dessas pessoas porque eu adoro leite e derivados...deve ser horrível não pode comer .

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  20. No começo deve ser bem complicado, mas acho que com uma reeducação alimentar, tudo melhora. Eu entendo um pouco porque a minha mãe é nutricionista e já pegou pacientes com intolerância a lactose. Acho interessante você abrir esse espaço no seu blog para quem também tem o mesmo problema que você, até porque, às vezes, as pessoas não sabem o que fazer ou como se comportar. Ótima iniciativa!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  21. Estou chocada! Como você consegue tomar chá sem açúcar? hauahau...
    E por que você precisou voltar a comer carne? Não entendi. Vai ter que vir até mim, novamente, para explicar. É, realmente, sou questionadora. hauahau... Lembro de um amigo que costumava dizer que escorpiano não conversa, interroga. hauahua... Vai ver que é por isso.
    Enfim... Pergunto, porque às vezes penso em parar de comer carne, mas não sei bem como fazer isso, já que sou intolerante a soja, tbm.
    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein