12/02/2013

Dica de livro: Sapatos

O título original desse livro é Sapatos - Uma festa de sapatos de salto, sandálias, chinelos... e foi escrito e organizado por Linda O'Keeffe. Essa obra também foi um achado na biblioteca da faculdade, mas já descobri pra vender aqui, aqui e aqui. O livro tem mais de 1000 fotografias (feitas por Andreas Bleckmann) e chama atenção pelo seu formato pequeninho, 10 x 15cm, embora ele seja grosso e possua 510 páginas (divididas em 9 capítulos)!
A edição que li é de 1996, mas acredito que já existam versões mais atualizadas. No primeiro capítulo, "O sapato não pode parar: a sandália", a autora fala sobre as origens do calçado (que simultaneamente mostram e escondem), destaca o trabalho de André Perugia e o sapato invisível de Salvatore Ferragamo. O segundo capítulo é "O pico da moda: o salto", aqui, O'Keeffe fala sobre os altos e baixos dos saltos: voluptuosos, curvos, Louis, em forma de vírgula, de agulha. O trabalho de Roger Vivier é ressaltado, assim como o sapato stiletto.
No terceiro capítulo, "Pés caprichosos: sapatos de salão", Linda O'Keeffe destaca os sapatos encantadores, frágeis e pouco práticos, para o quarto e os salões de baile. O mestre de design ressaltado nesse capítulo é Manolo Blahnik e o sapato destacado é a mule marabu. No quarto capítulo, intitulado "Pompa e circunstância: sapatos de cerimônia", a autora fala sobre os clássicos, que estão sempre na moda e que ficam bem em qualquer ocasião. David Evins é o designer de sapatos destacado, assim como o sapato mary jane.

O quinto capítulo é "O sapato prático: estes sapatos foram feitos para andar" e aqui, são destacados os sapatos confortáveis (como o tênis, o mocassim, a alpargata, o ghillie, o dockside). O trabalho de Patrick Cox é ressaltado e o sapato que deixou sua marca foi o mocassim belga. "A passos largos: a bota" é o nome do sexto capítulo, que trata sobre a bota em toda sua glória, desde os primórdios até as fantasias da alta moda. O designer destacado é Dave Little e o modelo de sapato que marcou foi a bota go-go.
No sétimo capítulo, "A excentricidade como estilo: chapins e plataformas", a autora fala sobre a moda num pedestal: dos chapins das aristocratas venezianas às solas de plataforma das estrelas pop do século XX. O trabalho de Salvatore Ferragamo é ressaltado e o modelo kork-ease é o sapato destacado. No penúltimo capítulo, Linda O'Keeffe discorre sobre "Os sapatos da vergonha: fetichismo e sapato de lótus". Aqui, temos uma viagem ao proibido: o sapato enquanto objeto de desejo nas culturas ocidental e oriental. Vivienne Westwood é a designer de sapatos ressaltadas.
Gente, essa parte do livro sobre os sapatos de lótus e os chapins venezianos é muito interessante, a autora conta sobre a tradição e os rituais que as mulheres se submetiam, dá pra ler um pouco sobre isso nas imagens acima (se clicar, elas ampliam). O último capítulo é sobre "A arte aos seus pés: sapatos únicos". A autora ressalta a arte dos sapatos e os sapatos enquanto obra de arte, vários modelos super conceituais e criativos são destacados. O livro é finalizado com a história do trabalho da designer de sapatos Beth Levine.
Para quem ama sapatos e tem curiosidade para saber sobre os modelos que marcaram época ou conhecer o que era usado por várias culturas há muitos anos, eu super recomendo esse livro. Ele é incrível, apaixonante e cheio de fotografias! A leitura flui super rápido. Vou terminar o post com uma frase do livro, que é da Holly Brubach (crítica de moda): "Um par de sapatos novos pode não curar um coração despedaçado ou aliviar uma enxaqueca, mas atenua os sintomas e afasta a tristeza".
Espero que tenham gostado da dica! Beijos.

14 comentários:

  1. O livro parece ser bem interessante ! Gostei , vai para a minha wishilist <3

    Beijos ...

    aneldelacinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei sua postagem sobre sapatos, em especial focalizando nesse livro. Eu já conhecia sobre esse orientais...é muito interessante ler essas coisas, vc não acha? Eu adoro!!!
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vocês sempre indicando livros ótimos, vou ver se compro esse(já nem tem mais lugar na lista rs)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Thayse

    Este livro não conheço mas vou procurar pois é um assunto que me interessa e muito. Obrigada por mostrar.
    Um ótima noite para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  5. Q legal, nunca tinha ouvido falar nesse livro.. Fiquei curiosa!
    Bj, Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada ♥.♥

    Que tuuuudo! Preciso de um desses *-*

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  7. Que curioso amei!

    Beijos
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótima indicação, achei bem legal.
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Opa....adorei a dica. Não conhecia esse livro, mas me interessei demais.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. oi Thayse

    td bem?

    nossa super interessante o post e a dica de livro

    vou procurar por aqui :)

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O livro parece muitooo legal!! Tenho uma professora da UNI bolonha que estuda moda no XIV, e me lembro dela mostrando fotos das plataformas altíssimas de pedra que as senhoras usavam na época :DD

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?
    Adoro sapatos, sou apaixonadap por coturnos <3
    Amei o verde da foto!
    Beijos!
    Isa Secol
    www.diasdeventura.com

    ResponderExcluir
  13. adorei a dica, por adorar sapatos (: rs
    fashionforanyone.blogspot.com
    facebook.com/FashionForAnyOne

    ResponderExcluir
  14. hsiauhsiausa que maximos . que sapatos exoticos
    bem legal aquele de escada super criativo
    passa no meu tem post de sapatos tbm
    beiijo

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein