06/12/2013

Cinco dicas de Florianópolis

Quando fiz um post com fotos da Barra da Lagoa, falei que gostaria de montar um mini guia com dicas da minha cidade. Para minha surpresa, recebi um incentivo de uma leitora, dizendo que vem pra cá com a família em janeiro e que gostaria que eu falasse mais sobre Florianópolis aqui! Fiquei muito feliz com o pedido e vim trazer cinco dicas e cheias de mini dicas dentro, claro!
É muito complicado falar sobre a cidade que você mora, porque estamos muito acostumados com ela. Minha família toda é daqui, sempre morei aqui e pra falar a verdade, tem muita coisa que ainda não conheço em Florianópolis, mas tentei fazer o melhor que pude pra trazer essas dicas pra vocês. Moro no Sul da Ilha e devo confessar, antecipadamente, que conheço mil vezes mais o sul, centro, leste e continente do que o Norte (e é bem nessa região que a maioria dos turistas se concentra nessa época).
Sempre é bom recomendar uma voltinha pelo centro, para conhecer o Mercado Público, o Largo da Alfândega, a Praça XV e observar a mistura do velho e do novo na arquitetura. Alguns bairros de Florianópolis são muito peculiares e merecem uma visita, como o Ribeirão da Ilha (que tem uma prainha bem calminha perto da freguesia, ótima para famílias com crianças), Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa. Para quem quiser ver a cidade de cima, recomendo o mirante do Morro da Cruz e o mirante do Morro da Lagoa, dá pra fazer fotos lindas. Para quem gosta de passear de barco, indico o passeio da Costa da Lagoa, dá pra passar o dia na Costa, fazer um piquenique. Outro passeio de barco super legal é o que saí ali perto da ponte Hercílio Luz, em direção ao Norte, para a Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim. 
Uma das melhores coisas para fazer em Florianópolis é trilha! As que eu mais costumo fazer e recomendo são: Naufragados (tranquila e mais rápida) e Lagoinha do Leste (essa é maior e mais puxada, com subidas e descidas). As duas trilhas terminam em praias lindas e que só possuem acesso por trilha ou por barco, por isso são mais vazias e preservadas, super indico para quem vai em um grupo de amigos para passar o dia. No verão, sempre surgem festivais nas praias bem como eventos com esportes em vários pontos da cidade, por isso é bom dar uma olhadinha lá no Guia Floripa (um guia virtual para quem mora na cidade e para turistas). Um lugar legal para ir é o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, fica na Rua Prof. Ademir Francisco, 140. Dá para ir todos os dias, das 9h30 às 17h30. O ingresso adulto é R$8,00 e para estudantes, crianças até 12 anos e maiores de 60 anos é R$4,00. O telefone de lá é (48) 3236-2015.
Dois restaurantes clássicos da cidade ficam no sul da ilha e são perfeitos para quem ama frutos do mar: O Ostradamus e o Arante. O Ostradamus é meu preferido da vida, fica no Ribeirão, o preço é um pouco salgado, mas o lugar é lindo e recomendo ficar numa mesa no trapiche! O Arante é bem famoso por ele ser todo cheio de bilhetinhos que as pessoas deixam, que cobrem o teto e toda as paredes do lugar, fica no Pântano do Sul (preciso ressaltar que nesse bairro tem uma praia linda, mas é a mais gelada do universo, não caiam nessa cilada haha). Minhas amigas sempre falam que a melhor pizzaria da ilha é a do Cica, mas ainda não tive a oportunidade de experimentá-la! Ah, uma sorveteria muito boa, que eu recomendo, é a Gelateria Max (tem uma unidade no Shopping da Trindade, próximo a UFSC e outra bem no centrinho da Lagoa da Conceição).
Florianópolis, como toda cidade turística, é um lugar caro. Tudo aqui custa fortunas, ainda mais no verão. Como eu moro aqui, não sei bem como indicar lugares para vocês ficarem, mas acredito que deve valer mais a pena ficar em hostels ou albergues legais em lugares como a Lagoa da Conceição, para quem gosta de agito ou bem pertinho de alguma praia, recomendo evitarem o centro. Para quem for ficar mais tempo, alugar uma casa pode ser uma boa e econômica opção. Para quem não se importa de ficar na casa das pessoas, de maneira mais aventureira, pode usar o CouchSurfing e achar alguém disposto a hospedá-lo, tomar um café ou guiá-lo pela cidade.
Achei que seria interessante deixar algumas dicas de aplicativos para vocês, todos gratuitos. Uso bastante o Bus Maps Florianópolis, que tem todos os horários de ônibus da cidade e suas rotas, com um mapinha. Para quem for transitar de ônibus por aqui, vale muito a pena, para não ficar perdido! Outro aplicativo muito interessante é o Florianópolis Guide, com muitas dicas, curiosidades e mapas da cidade. Se você vem para surfar, o legal é baixar o Olho nas Ondas! Se resolver dar uma passadinha no cinema, pode baixar o Cinema Florianópolis e ver toda a programação.
Na minha opinião, Florianópolis não é muito organizada para receber turistas. Temos poucas placas informativas ao longo da cidade, uma estrutura defasada e não temos muitos atrativos no quesito lazer. Mas mesmo assim, acho que vale a pena conhecê-la, porque é muito bonita e encantadora. Espero que tenham gostado das dicas e se vocês quiserem, posso fazer um post mais detalhado sobre as praias, o que acham? Beijos!


24 comentários:

  1. Esse lugar é lindo !

    Beijos ♥
    etendenciabebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Espectacular :)
    Segue-me que sigo de volta*

    Beijinhos,
    pequenaflordemaracuja.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Um dia irei fazer um tour por ai,que lindas as fotos e os roteiros parecem ser incríveis ..amei <3
    semfrescuriteblog.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane, tomara que você consiga vir. Eu não consigo acessar seu blog de jeito nenhum, ele diz que eu preciso de permissão. Beijos <3

      Excluir
  4. Verdade, é bem difícil falar sobre a cidade onde moramos. Às vezes quando vem alguma amiga de fora pra cá, elas sempre falam "ah, você vai me levar pra conhecer sua cidade" e eu fico meio perdida, porque não sei os pontos legais de ir, pois acaba caindo no habitual. Eu nunca fui a Florianopolis (nunca sai do lugar onde eu moro, nunca sai da minha cidade), e também nunca fiz uma trilha, então já achei um lugar legal para conhecer e fazer uma trilha, adorei! E toda cidade é meio bagunçada, tipo aqui também. Uma vez tive que ajudar uma família de australianos no shopping, porque ninguém sabia informar pra eles onde era o Bob's.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis conhecer Florianópolis.
    Um dia irei, haha.
    Beijos, beijos ♥

    DearItGirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quero muitooo ir para florianópolis ): mas me falta oportunidade, realmente parece ser lindo
    http://www.stephaniecomph.com/

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para conhecer Floripa! Parece ser uma cidade linda!

    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Floripa <3 Quase sempre passo minhas férias por aí e ainda conheço pouquíssimo... Nem 1/3 do que eu gostaria de visitar. A cidade é linda e ainda tenho vontade de morar por aí... Quem sabe um dia haha

    onlyb13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. é lindo ai heim, ainda n conheço... Aqui onde moro a agua do mar é bem quente 24hs e o ano todo rsrss como pode né, natureza é d+

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  10. Olá Thayse

    Floripa é linda. Sabia que foi uma das cidades onde estive em minha lua-de-mel?
    Tenho até uma história bem interessante aí.

    Venha participar do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  11. Florianópolis é lindo, estou com muito vontade de ir aí

    MEU CAPRICHO

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Muito legal, vou passar em Floripa final de ano, ja fui lá, é muuuito lindo! *-*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Super legal, já morei lá gostei da postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  14. Que legal esse post, quero muito ter a oportunidade de viajar para vários lugares do Brasil.

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  15. Amei o post, tenho muita vontade de conhecer o sul do Brasil, principalmente cidades praianas assim como o Rio, acho que vou me sentir mais em casa, sabe? Hahahah Além de amar praia, mesmo que eu não tenha costume de passar horas nelas, eu gosto de um bom mar e uma brisa, além de que paisagens lindas é boa pra apreciar né? Amo! Hahahah Pode fazendo mais posts desse tipo moça, gostei bastante!

    xx, www.ladodecoragem.tk

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Que saudades de passar aqui no seu blog!
    Post super interessante, tenho vontade de ir conhecer a cidade, quem sabe o post não sirva de incentivo? hehe
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, sou louca pra conhecer floripa, acho linda demais a cidade!!!

    www.unhasnatalenses.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tenho um amigo para visitar em Floripa, essas dicas são ótimas, ainda mais porque o lugar é lindo e vale a pena conhecer! :)
    Beeijos ;*

    hunter-of-dreams-and-smiles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa que legal seu blog dar dicas de viagem, quero conhecer Florianópolis e com certeza esse post vai me ajudar a organizar melhor, obrigada.
    beijocas Diva
    http://divaspinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. O lugar é lindo heim? Adorei demais haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  21. Que cidade linda, me deu vontade de conhecer ela pessoalmente!

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post. Você realmente destacou pontos importantes. Sou apaixonada por essa minha cidade linda!

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein