25/01/2014

Fotos do dia: aleatórias da Lagoinha do Leste

No sábado passado fiz a trilha da Lagoinha do Leste com alguns amigos. Lembram que eu já tinha comentado que ia tentar registrar e mostrar para vocês, sempre que desse, meus passeios pela minha cidade, porque muita gente me pede dicas daqui? Num post com algumas dicas de Florianópolis, comentei que uma das melhores coisas para se fazer aqui são as trilhas, por isso vim mostrar pra vocês os detalhes dessa!
Segundo o Google Maps, essa é a vista de cima de Floripa. A trilha que fizemos fica ao Sul da Ilha, entre os bairros Armação e Pântano do Sul
Na visão ampliada, dá pra enxergar melhor o quanto essa praia é isolada (e por isso, bem preservada). Nós fomos pela trilha que sai da Praia do Matadeiro, na Armação. Ela é de mais ou menos 2h, mas tem muito mais partes abertas e com uma vista incrível.
Detalhe do look trilha do dia: tênis velho e confortável, meias grossinhas, short fresquinho, camiseta larguinha e branca, biquíni, mochila e óculos de sol.
 Praia do Matadeiro, bem no início da trilha para a Lagoinha
 Vista de cima de um dos morros que atravessamos para chegar na praia, durante a trilha
 Galera descendo pela trilha
 Um amigo colorido que encontramos no caminho
Eu, com cara de cansada, já quase no final da trilha
 Nessa foto dá para ver bem a praia da Lagoinha do Leste e a própria lagoinha
Fizemos a trilha em 11 pessoas e uma amiga nossa foi de barco depois, mas na foto só apareceram nove! Recomendo muito que façam a trilha em grupos assim, de pelo menos umas oito pessoas, porque é bem mais seguro
Pri e Bruno admirando a vista
 Quando finalmente chegamos na praia (não se deixem enganar por essa foto, o mar é bem agitado e tem que tomar bastante cuidado)
Detalhe da Lagoinha que passa na areia da praia, tem vários peixinhos e ela é bem rasa (acho que a profundidade máxima é de menos de um metro)
 Quando a maré sobe, a lagoinha encontra o mar
Fizemos a trilha de volta pelo Pântano do Sul, como mostrei lá no mapinha do início do post. Essa trilha é um pouco mais rápida, tem aproximadamente de 1h30min, mas é de mata mais fechada (na direção da praia, ela possui muitas subidas e para sair da praia, ela tem muitas descidas), porque é como se ela atravessasse o morro e a outra, da Armação, faz o contorno dele.

Existem duas saídas de barcos que levam até a praia da Lagoinha do Leste (para quem não quiser fazer a trilha): da Praia da Armação e da Praia do Pântano do Sul (custam em torno de R$20 ou R$30 cada viagem).
Três avisos importantes para quem resolver fazer a trilha:
Tomem bastante cuidado no caminho, para não derrapar nas pedras, para não escorregar, tropeçar. Fiquem sempre atentos. O caminho é longo e cansa bastante.
Levem lanche e comidinhas práticas para passarem o dia, lá existem alguns pontos que vendem comida e água, mas são poucos e caros.
A praia não possui muitas sombras e embora exista uma pessoa que alugue guarda-sol lá na lagoinha, é bem caro. Vale a pena levar o seu próprio guarda-sol. E claro, se entupam de protetor solar :)

Estou fazendo as fotos desses passeios com minha câmera da Sony pequeninha, antiga e amadora, me perdoem (tão mais fácil de levar pra lá e pra cá sem se preocupar, sabe?). Para quem gostou desse passeio: vejam aqui o post com o passeio para a Costa da Lagoa! Beijos.