11/03/2014

Falando sobre exercícios: Por onde começar?





Imagens via We Heart It

O exercício ideal para o meu corpo

Viver é movimento e fazer exercícios físicos melhora a qualidade de vida, sem dúvidas. Mas, muitas vezes, estamos parados há tanto tempo que não sabemos por onde começar. O importante é achar algo que você goste, para não ficar fazendo por obrigação. Quem não curte fazer musculação (o lugar óbvio dos exercícios), acaba optando por fazer outras atividades para experimentar. O que acontece é que muitas vezes, as pessoas entram para ver como são aulas em que a maioria da turma já faz aquilo há um tempo considerável. Isso, além de aumentar o seu grau de constrangimento por ser inexperiente, acaba por ser desestimulante.
Ano passado, eu tentei fazer uma aula de ginástica local e claro, fiz as coisas dentro do meu limite, vendo uma turma lotada de pessoas super elásticas e bem dispostas. Mas, até aí tudo bem. Eu estava tranquila e feliz por ter começado algo. Mas, lá pelas tantas, comecei a me sentir estranha: aquela sensação de que a pressão estava baixa, sabe? Pois é, fui sentindo uma dormência, tinha consciência de que eu devia estar branca feito cera e saí quase correndo da sala. Fui lá fora, tomei um ar, tomei água e pra ser sincera, nunca mais voltei. Tinha comido frutas antes de ir para aula, não estava em jejum, estava bem de saúde. Meu único problema era estar parada há muito tempo.
Minha irmã também passou por uma situação embaraçosa. Ela foi fazer uma aula de bike experimental e já quase no fim da aula, não estava mais aguentando e resolveu parar, só que o pé dela escorregou e o pedal voltou com tudo no joelho! Pode parecer cômico, se não tivesse sido tão trágico: ela fez um baita corte logo acima do joelho, que sangrou muito e deixou uma cicatriz que está lá até hoje.
Talvez ainda não tenhamos encontrado aquilo que seja ideal para nosso corpo e nossa mente, que nos deixe bem e não exija demais... Por isso, acabamos optando por apenas fazer algumas caminhadas de vez em quando ou selecionamos algumas músicas e dançamos sozinhas, em casa mesmo.
Tudo isso pode parecer coisa de gente sedentária que arranja desculpas para não se exercitar. Mas, eu e minha irmã somos pessoas relativamente saudáveis, relativamente magras e que não éramos para ter problemas com exercícios físicos, na teoria. Imagino que esse problema deva atingir mais pessoas e por isso resolvi escrever a respeito. Começar um exercício é algo mais difícil do que se imagina e sinto que muitos profissionais responsáveis por turmas em academias não estão muito preparados para lidar com essa situação, sinceramente.
A academia acabou virando um espaço tão referencial em exibição que os próprios treinadores e educadores acabam indo nessa onda. Estão mais preocupados com seus próprios umbigos ou em dar atenção aos alunos mais experientes que não conseguem pensar nas pessoas novas e frágeis que precisam de suporte. Isso acontece com tanta frequência, que me sinto insegura de iniciar uma nova atividade, que seja diferente de musculação (que não é a atividade mais divertida do mundo, convenhamos – nunca consegui fazer por mais de um ano).
Sinto falta de um acompanhamento antes de começar uma atividade, de um profissional interessado nos meus gostos, nas minhas metas e no meu biotipo! Para estar ali, a maioria das pessoas passaram anos na faculdade e mesmo assim, parecem não estarem aptas. Parece que estão tão submersas nesse mundo de se exercitar e de ter o corpo perfeito que pensam que todo mundo deveria ser assim. Muitos profissionais não conseguem enxergar essas pequenas coisas e não sabem como agir. As pessoas são únicas, diferentes e tem suas prioridades na vida. Seria ótimo se todos pudessem se exercitar e ter bons hábitos, mas não dá pra ficar bitolado nessa ideia de perfeição, o que não é nada saudável.
Lógico que não dá pra generalizar, mas gostaria de poder contar mais com os educadores físicos e com a competência das academias, mas enquanto isso não acontece a dica que posso dar, com base na minha experiência é para que as pessoas procurem um médico (para ver se sua saúde está ok, fazer alguns exames é sempre fundamental). Depois, procurem começar devagar e continuamente, por atividades que não precisem de tanto preparo, que sejam mais leves e também que não exijam da sua coordenação. Assim, você não vai sofrer com o impacto no seu corpo, que estava muito tempo parado. Aos poucos, você vai vendo que nem precisa de tanto esforço e que não tem nada de errado com você. Pra se exercitar, é só ter força de vontade.

Você já passou por alguma situação parecida? Conte a sua história aqui nos comentários! Beijos. 


30 comentários:

  1. Olha, não sei se posso dizer que concordo, nunca fiz academia, sabe? Tenho só 13 anos. Porém, ano passado ou retrasado, não me lembro bem, fiz duas aulas de Jazz e desisti. Me sentia mal porque eu era a única que não conseguia fazer os passos, a turma entendia tudo direitinho, e eu não, ficava ali empacando. Então eu desisti. Foi uma pena, só ter feito duas aulas e pagado tudo aquilo equivalente por um mês... Agora, com 13 anos, comecei a fazer ballet, e também sou a que não sabe de nada ahuahua apesar de toda turma ser iniciante eu sou a mais atrapalhada e tal, só que to tentando mais, farei por pelo menos um mês, porque dança não é bem assim, não se pega o jeito de uma hora pra outra né?!
    Espero que dê certo.
    Também sou magra, não sei se saudável, pois como muito doce, gostaria de ir em uma nutricionista. E até então, sou sedentária!

    Beijos,
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz academia, sou magra, não curto muito exercícios, mas é bom começar devagar!

    http://dez-pra-meia-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz academia, não costumo falar mas sou cardíaca e meu médico não libera </3, mas sou relativamente magra (agora estou com um pouco de peso a mais), mas já vi váarias pessoas passando por essas situações, simplesmente não conseguem se entender por ficarem meio deslocadas e não voltam mais, é realmente complicado. Meu único exercício é andar 2km por dia para ir para a faculdade, e mais 2 para voltar e um da estação para minha casa rs

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu passei mal começando a aula de spinning. Mas acho que era só falta de preparo mesmo. Depois continuei insistindo e foi muito bom pra mim. :)
    Mas fazer exercícios é bem isso mesmo, achar um que combine, agrade e seja o ideal.

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu texto e o tema dele. Eu não tenho vergonha (apesar de isso não ser bom) de assumir que eu sou uma pessoa sedentária. Eu gosto de não fazer nada, eu amo dormir e eu não tenho mesmo interesse nenhum em voltar a praticar esportes (tendo em mente que até os 11 anos eu fazia vôlei, basquete, natação, futebol e handball). Eu sou bem preguiçosa e o meu corpo acompanha esse ritmo devagar, o que as vezes é uma bosta. Andar um pouquinho a mais que o normal é igual uma dorzinha aqui e ali, e isso é péssimo. A minha elasticidade também é horrorosa. Tentei malhar uma vez e durou míseros três meses. O personal simplesmente fez a minha série e saía, então além de eu já estar fazendo aquilo pra tentar algo, eu não tinha motivação nenhuma da pessoa que estava sendo paga para me dar auxílio. Hoje em dia eu tenho vontade de tentar algo como box (pra descarregar o mau humor, que acredite, é intenso), mas se tem algo que eu realmente sempre quis fazer e que acompanha bem meu estilo de vida calmo... é Yoga! Acho que como você disse, o importante é a gente se encontrar em algo.

    La Diabolique/Fan Page/Instagram do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que eu também ia amar fazer boxe, mas tenho que tomar a iniciativa e começar... Só que sou meio preguiçosa e ao mesmo tempo meio atarefada demais e sempre acho que não vou conseguir ter tempo e fazer as coisas de maneira correta! Mas que legal que você tem esse histórico e antes era bem esportista, hehehe. Ahhhh, eu amo dormir ♥ Beijos!

      Excluir
  6. Já tentei demais fazer exercícios por conta própria, mas não dá, sou muito preguiçosa pra isso, ou sempre acho que poderia estar fazendo algo mais produtivo do que exercicios, por isso vou procurar uma academia para ver se resolve o meu problema, como voce dise, é só ter força de vontade, mas para exercicios, infelizmente, a minha é zero :((

    www.thetrashion.com

    ResponderExcluir
  7. Thayse estava pensando muito sobre isso esses dias, pretendo começar fazer academia, tbm pq eu toco e os exercícios me fariam trabalhar mais a questão do diafragma, folego etc. Tô muito sedentária

    ResponderExcluir
  8. Eu não consigo deixar de malhar, me faz muito bem.
    Tô amando fazer funcional, ve se ai tem, vai gostar!
    beijinhos, Rê
    http://garotas-urbanas.com/

    ResponderExcluir
  9. Thayse, sou suspeita pra falar. Amo exercícios! Pratico esporte desde os 11 anos e sempre que vejo algo novo, quero experimentar. Minhas paixões são treino funcional, muay thai e pilates. No momento tenho feito só o treino funcional + musculação, por conta de uma lesão que sofri ano passado. A ideia é fortalecer a musculatura para poder voltar por volta de maio pro Muay, que é o esporte mais top que já fiz!
    Bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando a gente tem esse incentivo e pratica esportes desde cedo, né?! Melhoras para você, Flávia :} Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Thay!
    Eu sou super sedentária... =(
    Preciso dar um jeito e mudar isso já!
    Mas sabe qdo a preguiça fala mais alto? Então... rs

    Adorei o post

    Bjinhos!

    Cris.
    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que sei muito bem :( Também preciso começar a fazer exercícios! Beijos e boa sorte pra nós \o/

      Excluir
  11. Amei as dicas. Aconteceu algo semelhante com sua irmã comigo. Ela foi a bicicleta, eu fui na aula de jump. Eu dei uma pisada errada (pois estava pulando com tudo) e meu pé entrou naquelas molas da cama elástica. Seria comico se não fosse trágico, fiquei sem poder andar mais de um mês pois cortou meu pé todo. É importante tomar muito cuidado e respeitar limites.

    www.cindereladementira.com.br

    Vídeo de looks: http://www.youtube.com/watch?v=H-Y37iGVGJE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Ana! Respeitar limites é fundamental. Eu já vi seu vídeo e adorei :} Beijos

      Excluir
  12. oi Tha,nossa tadinha da sua irmã rsrs
    Tha já fiz mta academia e várias diferentes, eu confesso que nao sou fã de musculação me aventuro nas aulas de danças e adoro (o começo é sempre dificil viu?)
    acho que a gente tem que perseverar e vencer a vergonha e talz se não é complicado msm


    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca fui muito fã de academia, mas acabei frequentando uma por anos por conta da yoga. Hoje eu tento correr pelo menos duas vezes por semana, mas ao ar livre e de manhã bem cedinho, pra dar aquela revigorada para o resto do dia!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca fiz academia, e espero que nunca fazer. Acho um ambiente meio tenso, principalmente pra mim que nunca liguei para ter um corpo sarado ou uma vida sem sedentarismo. Eu sou sedentária, e gosto de levar a minha vida assim. Talvez daqui a alguns anos eu comece a fazer exercícios como caminhadas, pra melhorar minha resistência física, mas eu nunca entraria numa academia. Eu acho que a academia deixou de ser um local para as pessoas ficarem mais saudáveis para ser um lugar de exibicionismo. Todo mundo sempre querendo ser o mais malhado e gostoso da academia, e exibindo seus corpos, isso me incomoda porque para mim quem quer ser saudável só entra na academia para ficar em forma e ter resistência física, e não ficar com super músculos e coxas.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que cada um com seu cada um, sabe? Todos tem seus propósitos e vontades. Mas me sinto péssima nesse ambiente de academia também!

      Excluir
  15. Eu morro de preguiça de fazer exercícios
    mas estou desde o carnaval me programando para ir

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que mal isso que aconteceu tanto com você quanto com a sua irmã e é o que o meu pai diz: fazer algo que vai te prejudicar, não vale a pena (deve ser por isso que até hoje não coloquei aparelho, porque da primeira vez que tentei colocar, o céu da minha boca rasgou). Enfim, eu nunca fiz academia, porque meus pais nunca quiseram pagar pra mim, falaram que ia ser desperdício de dinheiro e etc. dai eu comecei a me exercitar em casa para não cair no sedentarismo. E se eu fizesse academia, ficaria só na esteira mesmo, porque o meu foco é perder peso e não definir músculos. Adorei demais o post!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca fiz academia, confesso qu nunca me interessei, eu amo dançar, teve uma até epoca que fui fazer ballet, ficava um pouco contrangida por não saber dar uma estrela, mais em quastão da flexibilidade, eu tinha até bastante, mais as minhas tarefas acabaram me sugando e eu parei, acho q atividade fisica tem que ser com prazer, e não pra atingir metas, pq vc sempre vai ver alguem melhor que vc, e vai acabar se frustando.Quero voltar a dançar de novo, mais sem pressão.


    http://vanessaquirino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa você falou tudo que eu penso! É muito difícil começar algo mesmo :/

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, eu não gosto de ir a academia mas pra não ficar sedentária comprei alguns produtos para fazer exercícios em casa *_*
    Bjos

    www.papogarota.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho ótimo isso de poder fazer exercícios em casa, mas confesso que tenho medo de estar fazendo algo, forçar demais a coluna... Essas coisas, sabe?! Beijos <3


      Excluir
  20. Eu faço aeróbica, mas não pretendo conquistar um corpo perfeito, perder peso ou algo do tipo. Faço só pra manter a saúde em dia e evitar problemas...

    Beijoos mil!
    Meu Skate Rosa - Visite

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, super bem explicado, ajudou bastante! Faço aula de dança só pra manter o meu corpo em dia. Beijos!
    http://elaquerousar.blogspot.com

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein