03/05/2014

Falando sobre blogueiras: Quem te valoriza?









Imagens via Brilho de Aluguel
Olhares de uma blogueira pequena

Uma das coisas mais interessantes de ter um blog, é conhecer blogs novos e interessantes. Passo boa parte do meu dia visitando espaços virtuais e confesso, são poucos que me prendem. Claro que isso é muito subjetivo e que os blogs são muito pessoais, mas o que vejo, muitas vezes, são pessoas tentando serem outras. Essa síndrome de quero ser blogueira famosa, sabe? Pois é.
Devo admitir que se a pessoa se sente bem com isso e não se importa em não ser original, isso não é um problema meu. Mas, o que fico pensando e não sai da minha cabeça é: porque, nós, ~blogueiras pequenas~ valorizamos tanto essas tais blogueiras famosas? Claro, muitas delas merecem e fazem trabalhos legais, mas a grande maioria me parece superficial e vive detonando com a imagem da “profissão blogueira”, por cometer erros bizarros, se entregar de corpo e alma para as marcas e perder completamente a personalidade.
Quando vejo as blogueiras fazendo posts sobre tendências, comentando que o xadrez está na moda e que o pied de poule é a trend do inverno, fico observando os looks que elas escolhem para compor essas postagens. A maioria escolhe composições de blogueiras internacionais, do Lookbook ou blogueiras ultra famosas nacionais, sendo que elas conhecem e visitam diariamente os blogs menores, que provavelmente já fotografaram um look do dia com a tal tendência.
O que eu quero dizer é o seguinte: gostaria que as blogueiras que não são tão reconhecidas, que não tem blogs super bombados, começassem a olhar ao redor e ver exatamente aonde estão e quem é audiência delas! A maioria das pessoas que visitam esses blogs também são blogueiras e, consequentemente, deveriam se ajudar nesses aspectos.
A blogueira mega reconhecida está ocupada demais para te responder, nem pensa em visitar o seu blog, não dá a minima para o seu trabalho e para as madrugadas em claro respondendo e-mails e comentários. Ela tem o trabalho dela consolidado e quem tem interesse no que você faz, quem comenta o que você escreve, quem dá atenção a sua dedicação são outras pessoas.
Por que nós, blogueiras, ao escrevermos uma postagem sobre determinada coisa, vamos direto procurar imagens em bancos de dados internacionais, em blogs internacionais ou em blogueiras mega inacessíveis? Por que não pedimos as fotos pra blogueira que nos acompanha, que nos responde, que vai ver nosso post e que vai valorizar esse trabalho?
Realmente, não entendo. Não estou julgando ninguém, até porque, quem acompanha o blog deve saber que muitas vezes já fiz isso, já fiz inúmeras postagens usando imagens desse tipo. Também não acho que essas imagens não tenham valor e não devam ser usadas, o que penso é que temos que refletir mais sobre o que estamos fazendo. Existem muitas coisas legais que as blogueiras podem fazer para crescerem juntas e são pequenas coisas que fazem a diferença.
Sair um pouco do piloto automático, naquela obrigação de ‘preciso manter meu blog atualizado’ ou ‘preciso falar das tendências do momento’, é uma boa ideia para começar a fazer seu blog crescer  (em sentidos bem mais amplos que números) e ganhar personalidade. Seria muito interessante se parássemos para pensar e valorizássemos quem está ao nosso lado.


31 comentários:

  1. Concordo plenamente com você, Thay! Mas é que a blogosfera já tá tão homogeinizada que a maioria faz a mesma coisa de todo mundo por aí, é difícil um blog diferente e tal... Eu já vi muito blog falando das tendências e tal com mil posts idênticos, eu na real nem curto isso e só posto no meu quando eu uso ou quando eu gosto da tendência de verdade, e não só porque tá na moda pra atrair público.
    Eu pego fotos estrangeiras porque é mais fácil de achar o que eu quero e nem sempre tenho fotos acessíveis e bonitas nacionais, mas entendo seu ponto e concordo com ele.

    Eu posto só coisas que me interessam no meu blog e não tento seguir uma tendência e tal... Todo mundo devia fazer meio que assim, seria tudo mais interessante!

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com
    www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tabatha, essa coisa de homogenização me incomoda muito, sabia? Cadê a personalidade? Blog é algo tão pessoal, tem que ter a impressão de quem faz, não podia virar um mero xerox. Enfim, obrigada pelo seu comentário e por partilhar das suas opiniões aqui. Beijos <3

      Excluir
  2. Arrasou Thay, compartilho dessa opinião. Identidade é tudo, às vezes nos poluímos com tantos assuntos, muito do mesmo... São as tendências, mesmo tipo de maquiagem, mesmo de tudo o tempo todo. Acredito que o que leva a pessoa a ler um blog famoso, não famoso... Enfim é a empatia, a identificação ou até mesmo o avesso: o estranhamento. As possibilidade de conteúdo e informação são infinitas, o diferencial está no jeito de passar.

    Bjos, Amore.
    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Poxa Thay você falou tudo! Acredito que a maioria de nós ~blogueiras~ nunca parou pra pensar sobre isso. Acho que o blog ter identidade própria é tudo, independente de ser grande ou pequeno. Muitas vezes hiper valorizamos blogs famosos e/ou gringos e esquecemos de quem nos acompanha e apoia.
    Eu procuro sempre postar no meu blog aquilo que eu gostaria de ler. Acho super importante fazer isso o invés de seguir o padrão dos blogs famosos.

    Amei o texto!
    Beijos.
    infinitafeminice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante isso que você falou de nos colocarmos no lugar das pessoas, acho que a partir daí, respeitamos mais nossos leitores e conseguimos fazer coisas bem mais interessantes. Seguir padrão é um saco, principalmente quando o assunto é blog, que é algo tão pessoal e diferente. Obrigada pelo seu comentário *-*

      Excluir
  4. Concordo com cada palavra. O que me incomoda é esse "vou fazer um blog pra ganhar dinheiro", porque esse pensamento não vai tirar a pessoa do lugar. Eu sei que eu uso muitas fotos aleatórias de gente que eu nem faço ideia quem é, que pego no pinterest pra ilustrar meus posts, mas você me deu uma grande ideia sobre ilustrá-los com fotos de blogueiras que me acompanham e tem razão: pequenas atitudes é que fazem a diferença.

    La Diabolique - Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mais engraçado é isso, normalmente pessoas que só criam blog pra isso quebram a cara porque percebem que essa vida não é fácil e reconhecimento/remuneração demooooooram pra aparecer e olha lá. Obrigada por deixar sua opinião aqui!

      Excluir
  5. Thay você disse tudo o que eu penso kkkk, eu faço isso de vez em quando, pego fotos de looks de blogueiras que não são famosas, acho uma ótima dica. Beijos Thay gostei muito do texto, beijos!

    www.museugirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga concordo plenamente mais mais eu acho que devemos ser mais unida para todas crescerem junto e valoriza mais o seu blog, post maravilhoso sucesso.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Nice outfit! Love your style! You look genius! Love your outfit!
    Thanks for your sharing and posting!
    Have a nice day!


    http://www.aekk.com

    ResponderExcluir
  8. Super concordo com o que você disse, flor. Antes eu ficava muito no automático, as vezes criava alguns posts sem querer escrever nada, só pra manter as visualizações, aí eu comecei a perceber que isso era ridiculo, porquê o bom do blog é você conhecer a personalidade da pessoa, não importa a maneira como ela seja, se ela usa roupas de grife ou não, se ela gorda ou magra, o conteúdo que consequentemente mostra o caráter da pessoa. Prefiro mil vezes poucos seguidores e sendo quem eu sou do que muitos seguidores e virar uma maquina.

    Beijos, Lolla

    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você Thayse, eu mesma não gosto de blogueira que se acha, até as famosas mesmo não curto que se acha a tal. e as "blogueiras pequenas" que se acham melhor do que os outros, acha que o blog é grande demais pra visitar os alheios, não concordo com isso, tem muitas que eu sigo que são assim, sempre visito, deixo comentário, e não retribuem.

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Thay, estava pensando sobre, e concluí que não lembro ter sido assim, desde o começo do meu blog. Ainda bem né? Já me inspirei em famosas, atrizes principalmente, mas blogueiras, não... Um dia no shopping, tinha uma blogueira "conhecida" numa loja e eu vi tantas meninas pegando uma fila imensa para tirar apenas uma foto com ela, só para dizer que chegaram perto e que inacreditavelmente ela era humana... Sabe? Acho essas coisas desnecessárias também, além de concordar com tudo o que você disse! Bjos, e ah... Eu te valorizo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seu blog é super autoral e você sempre deixa sua marca. Muito obrigada *-*

      Excluir
  11. super concordo Thay.... tenho o blog e posto o que eu gosto e acho legal, nunca tive a pretensão de ser famosa... pois o pouco que ganho já me deixa tão feliz! E tbm acho que nessa blogosfera, poucos blog me prendem pois a maioria é tão igual, né

    Bjuuuuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Thayse, você tirou as palavras da minha boca. Eu acho que a gente deve valorizar os blogs que estão do nosso lado. Acho que só quatro até agora conseguiram me prender de verdade: o seu, o da Ju (umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br), o da Bia (bybiancaconde.com.br) e o da Bruninha (capricha-no-look.blogspot.com.br). Por que vocês me prenderam? Porque falam de coisas diferentes e que me interessam! Gostaria de aproveitar o momento e te agradecer por isso! :) Tem post novo lá no Blog, já viu? Passa lá e comenta o que achou! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são poucos os blogs que me fazem MESMO querer voltar, por vários motivos: layout, conteúdo, qualidade das fotos, qualidade do post... Sem contar o carisma da blogueira, né? Ela tem que ter algo que me chame atenção pra eu continuar acompanhando. Mas fico muito feliz em saber que você gosta do Brilho <3 Obrigada de coração! Beijos

      Excluir
  13. Super concordei com o post, a gente visita e as vezes comentam, quantas vezes já comentei em blog dessas meninas e elas simplesmente nem aprovou o comentário, ou não respondeu minha pergunta.
    Maquiagens da Erika - Visite

    ResponderExcluir
  14. Oie flor,
    adorei o post, e super concordo com o que disse,
    e acho bem legal falar sobre algo que acontecesse e ninguém percebe !
    é bem chato a situação de comentar em blogs assim e nem se quer ser respondida.... =/

    beeijos !!

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o que disse!! É propagando demais desses blogs famosos que visito acredito que uns tres apenas!
    Post muito bom

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  16. Que lindo Thay! Isso é super verdade! Só que ao mesmo tempo que tentamos ajudar as blogueiras que não são famosas elas não aceitam essa ajuda! Um exemplo é aquelas blogueiras que montam um quadro só pra look do dia de leitoras e as leitoras não enviam seus look's sabe? Não participam do quadro! Eu mesma montei um quadro de textos dos leitores, como eu não atualizo sempre o blog com meus textos decidi abrir esse espaço, mas poucos leitores participaram sabe? Eles não se são o trabalho de fazer algo para crescer, se todas se unissem e divulgassem os blogs uma das outras essa blogosfera não seria tão egoísta. Agora como fazer pra mudar? Como fazer pra mudar a cabeça das pessoas? Não tem como...


    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  17. Caramba! Adorei o post!!! Eu amo passar o meu tempo conhecendo blogs e quando encontro algum com conteúdo bom, fico apaixonada!
    E concordo com você no sentido que a gente tem que se ajudar e se valorizar. Quem forma essa blogsfera somos nós, blogueiras pequenas e leitoras... Quem tem peso nisso tudo somos nós. Blogueiras famosas são poucas, e mesmo elas não tendo tempo de responder comentários etc, elas não seriam nada sem as nossas visitas e nossos comentários. Acho que elas também deveriam reconhecer de onde vieram e saber dar valor a quem valoriza o trabalho delas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecer blogs lindos e legais não tem preço <3 E com certeza, Luísa, elas precisam de audiência para continuar no topo, mas muita gente segue meio no automático essa gente que vira "celebridade" sem nem se questionar muito, sei lá. Beijos *-*

      Excluir
  18. Ótimo pensamento Thay!
    Faz um tempo que me cansei das grandes blogueiras, tem alguns blogs que eu ainda acompanho, mas comentar/compartilhar/curtir posts já não rola mais! Acho que crescer como blogueira é muito legal, mas também muito perigoso, pois pelo que vejo a maioria acaba se entregando aos comerciais e o blog acaba se tornando só isso.
    Mas o pior mesmo é ver o tanto de "blogueira pequena" querendo se tornar blogueira de sucesso só por conta das roupas e dinheiro, esquecendo quem é e do que realmente gosta!

    Beijos,
    Nika.
    Nk Cherry

    ResponderExcluir
  19. Também acho, acho que pra a pessoa ter um blog legal não precisa ficar se espelhando em outras blogueiras famosas e sim se valorizar! Blogs assim são muito dificil de se encontrar! enfim, adorei aqui viu? beijão
    http://lookchet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu vejo que para você ter um blog famoso, você tem que falar daquilo que você goste e não só do que os outros venham gostar e você não. Eu não vejo a necessidade de ficar fotografando os meu look's e postando no blog, até porque eu tenho o meu estilo de se vestir, você tem o seu e os outros tem o próprio estilo deles. Mas o que você disse tem toda verdade, deveríamos ajudar umas as outras para juntas sermos grandes blogueiras.

    Beijos!
    http://heyoumyfriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Apenas amando esse seu post, sério. Primeiramente, quero dizer que nao conheço nenhuma blogueira famosa além da bruna vieira, da julia petit e da lia camargo haaha Ai as pessoas ficam falando "ah,vc viu que fulana fez isso" e eu fico tipo "oi?". Exatamente por esse motivo, por elas serem super inacessíveis, estarem ca gan do pra gente e porque se você entrar no blog delas irá ver 98% publicidade e 2% algo realmente legal que ela não recebeu para falar bem.E isso me deixa "meio assim", sabe? Concordo plenamente com você, nós ~blogueiras pequenas~ deveriamos ser mais juntas, mas unidas. Mas ai você vai lá no blog da menina, comenta algo super legal e ela volta no seu blog pra dizer "oi, linda postagem. Beijos. TEM SORTEIO NO BLOG, PASSA LÁ, CONVIDO VC E SUAS SEGUIDORAS" e deixa 4156161 links! Ou então, tem gente que acha que está "competindo" com você e enfim. É triste ver essas coisas. Mas também é bom ver que há pessoas como você que levam a sério, que escrevem porque gostam, não porque querem ser famosas e ter um monte de gente comentando "linda" nas suas fotos do instagram rs. Enfim, tudo isso pra dizer: continue postando, girl, e adorei o post!

    Beijos,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca ouvi tantas verdades em toda a minha vida! Você falou tudo, cara, tudo aquilo que eu penso e que pelo visto muitas outras pessoas pensam também. Parabéns pelo post incrível, nem tem muito o que falar já que você por si só já disse tudo que deveria ser dito. Amei seu blog de cara e com certeza irei te acompanhar daqui pra frente, não só por você pensar da mesma forma que eu e sermos parecidas, como pude perceber assistindo alguns dos seus vídeos, mas pelo seu trabalho maravilhoso. Desejo sucesso e reconhecimento para você e para todas as outras que assim como você, realmente merecem!

    Beijos,
    Ana do http://www.doladodecamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Comigo é a mesma coisa, muito difícil achar blogs nos quais eu me prenda e fuce todas as postagens já existentes. Essas blogueiras ~famosas~ as vezes me deixam boquiaberta pela tamanha falta de conteúdo, o blgo parece mais um catálogo de roupa de lojas do que algo com informação ou inspiração suficiente. É só incentivo ao consumo de marcas super caras que pdoem pagar os milhares de reais que essas blogueiras pedem. Tá ficadno feio, ser blogueira tá virando piada graças a umas e outras. Amo quando acho um blgo que eu gosto, quando a dona me responde, roal um tipo de interação, eu vejo que ela gostou do que eu escrevi e fico orgulhosa por que alguém que eu admiro o trabalho também admira o meu. Isso é uma das partes mais legais de ter um blog e me estimula cada vez mais :)

    Beijos gatinha :*
    http://www.lovetriangle.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Post incrível! Confesso que tenho preguiça desse povo também rs, tinha inclusive uma blogueira pequena que eu seguia direto e comentava nas postagens, e até tínhamos contato por e-mail. Agora ficou famosa, pergunta se ela se dá ao trabalho de responder qualquer coisa? Fora a puxação de saco nas redes sociais né, só compartilhando as coisas das blogueiras famosas. Vou te falar, eu não tenho essa de "preciso seguir fulana de tal porque ela é uma super blogger e bla bla bla", eu sigo quem eu quero, entro e comento no blog de quem eu quero e, se eu gosto do blog, volto independente de ser famoso ou não. Tem muito blog famoso que eu entrei uma vez na vida e nunca mais, simplesmente porque o conteúdo não me interessava - e não vou ficar perdendo meu precioso tempo lendo o que não tô afim rsrs!

    Como sempre, arrasando nos posts!

    Beijos!

    www.belezamista.com

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein