02/06/2015

Falando sobre alimentação: Festa junina

Sim, está aberta a temporada de festas juninas, meus caros. E não existe festa mais deliciosa que essa! Fico muito empolgada, porque tudo é incrível nesse momento: a decoração cafona que nós ajudamos a montar, os pratos deliciosos, o friozinho, a fogueira, as danças... Ah, como é bom ❤ Pensando nisso, resolvi montar um post falando sobre as comidas típicas dessa época e o quanto elas podem influenciar no nosso corpo! Sem pressão fitness, só pra informar, eu juro.
Imagem via CatracaLivre

Amendoim
Tem em quase tudo na festa! O melhor é que é rico em vitaminas, minerais (vitamina E, B2, B6, zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo) e fonte de ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam na redução do mau colesterol. O alimento ajuda a diminuir o estresse, pois contém triptofano, que regula o humor e previne estresse e tensão. Ele também é rico em niacina, que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais.
Pinhão
(Muito amor envolvido aqui). Fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, K, cobre, ferro e manganês, ajuda o sistema cardiovascular e a baixar o colesterol. O pinhão também contribui pra saúde dos olhos, pois possui vitamina A e luteína, um antioxidante que previne degeneração macular e catarata.
Milho
Milho também é matéria prima nas festas juninas, né?! Ele possui vitaminas A, B, E e muitos minerais. É rico em fibras, podendo prevenir doenças digestivas. Os antioxidantes presentes no milho podem atuar como agentes anti-cancerígenos e prevenir a doença de Alzheimer.
Imagem via SL

Coco
Nas cocadas, nos bolos e em outros quitutes ❤ Apresenta alto teor de sais minerais (como potássio, sódio, fósforo e cloro), assim como fibras, que são importantes para o bom funcionamento intestinal e para hidratar o organismo. O coco é riquíssimo em duas gorduras - o ácido láurico e o monolauril - que são de rápida digestão e não ficam acumuladas no corpo.
Tangerina
Não sei se é comum em todas as festas, mas aqui em casa sempre tinha! Contribui para o bom funcionamento da flora intestinal e ajudam na produção de colágeno.
Maçã
Pode ajudar a controlar a diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes. Além disso a maçã é rica em antioxidantes (vitamina A, E, C), água e vitaminas. Pode diminuir o colesterol ruim, combate o envelhecimento da pele, ajudando na produção de colágeno.
Imagem via BolsadeMulher

Batata Doce
Pra comer em forma de doce de batata doce ou pra comer com melado? O fato é que ela tem propriedades antioxidantes (vitamina A, C), anti-inflamatórias (vitamina C, B6, beta-caroteno e manganês), ajudando a prevenir diversas doenças.
Abóbora
Já ouvi dizer que é um dos melhores alimentos que ingerimos, do tipo "tem tudo que há de bom". Contém vitamina A, B, C, E, K e minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Manganês e Zinco. Ajuda a diminuir o colesterol ruim, previne doenças cardíacas, é rica em antioxidantes (que ajudam na proteção da retina dos olhos de raios UV nocivos), possui carotenóides (alfa e beta carotenos) e luteína e a zeaxantina (benéficos contra a catarata). A abóbora também pode reduzir o estresse, pois possui triptofano que é convertido em serotonina.
Imagens via Cybercook e Angprr

Nada melhor do que um copo de quentão nas noites de Festa Junina, certo? Então, vamos aos principais ingredientes:

Vinho Vermelho
Possui um composto chamado resveratrol, que mostra-se capaz de aumentar a vida útil das pessoas, proteger contra a doença de Alzheimer e reduzir o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, além de propriedades anti-inflamatórias.
 Gengibre
Tem propriedades anti-inflamatórias e é um potente analgésico natural. O gengibre pode controlar os níveis de açúcar no sangue e as contrações no estômago.
Canela
É fonte de ferro, cálcio, fibras e manganês. Pode reduzir o mau colesterol e o açúcar no sangue, estimula a função cognitiva e a memória.
Imagem via SobreVinho

Agora que a gente já sabe de tudo isso, é só maneira no açúcar e aproveitar tudo de bom que a festa tem pra oferecer. Qual o prato preferido de vocês nas comemorações juninas? Me contem aqui nos comentários. Ah, vale lembrar que as informações foram retiradas daqui, daqui e daqui. Beijos!


36 comentários:

  1. aii pior que festa junina só tem coisa gostosa uahsuahsuahs da vontade de atacar e comer tudo

    Caah Ribs

    ResponderExcluir
  2. lovely
    new post:http://melodyjacob1.blogspot.com/2015/06/violets-are-blue.html

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa época do ano! As comidinhas então.... hummm

    Amei o post, Thay! :)

    Bjos,

    Cris.
    >>>Universo Feminino por Cris Yumi<<<

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário foi excluído -.-
    Bommmmm ususjaua eu tinha dito q faltou o pé de moleque e paçoquinha do lindao do amendoim, pai de todos <3 desses citados acima só não sou MT fã do pinhão e nunca provei doce de batata doce!envia um pouquinho aqui pra mim?meu irmão mora em Florianópolis também, pode deixar uma marmitinha de tudo isso na casa dele , aceito :p beijo!!!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo festa junina! <<3
    Quanta inspiração ótima de alimentação! Amei
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  6. Caramba não sabia que mimosa (tangerina rs) ajuda a produzir colágeno e nem que a abóbora é assim tão boa, muito interessante seu post!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu boto o pé na jaca!!! Amoooooo comida de festa junina!! :D
    Beijos :*

    Blog da Elen
    Fan Page | Instagram

    ResponderExcluir
  8. amei o post, adoro festas juninas <33

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei muito esse seu post por motivos de: adoro comilança de festa junina haha! Pena que quase tudo que gosto leva muito açúcar, mas bom lembrar que também tem coisas que fazem bem.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  10. HAHAHA, bem interessante esse post Thayse, mas olha, quando eu vou numa festa junina eu só quero comer as coisas mais gordas e não saudáveis kkk

    Uma das que eu sempre dispenso, é pinhão. Que pelo jeito, tu adora! hahaa
    Eu tentei comer algumas vezes, mas pra mim não tem gosto de nada ;(

    Gosto da pipoca, paçoca, daqueles torrões com açúcar e amendoim (pouco gorda né?)

    Beijos
    http://blogbrunascloset.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o post! Amo essa época de festas juninas, e mesmo que ame todas as comidas, minha preferida é a rapadura (não sei se isso não existe só aqui no RS, mas é a mesma coisa que paçoca hehehe). <3

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  12. menina, eu sou TARADA pelas comidinhas dessa época do ano, quero ir em tantas festas juninas qt minha barriga aguentar comer! haha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Minha festa favorita do ano, mesmo com a decoração cafona feat improvisada, mas fazer o que? Milho, bolos, cocada, amendoim, morango com chocolate, tudo muito gostoso. Eu Como um pouquinho de cada coisa que gosto, sem exagerar, o bom é provar de tudo hahah :p

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  14. Amei o post, achei que ia me deparar com a caloria de cada alimento mas não, você me deixou com a consciência livre para comer tudo isso <3 hahaha
    Eu amo docinho de abóbora.
    Beijão.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu sinto tanta saudade de participar das festas juninas da escola, esses post's só me faz lembrar disso, como estou velha. HAHAAHHAHA. Eu amo amendoim e maçã do amor. <333333

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  16. Recomendações para uma alimentação extraordinária. Adorei a recomendação, post fantástico :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  17. gente, a melhor época do ano! *.* amo amo festa junina <3


    beijos
    http://pequeninita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. aaah, eu adoro essa época de festas juninas, justamente por causa das comidas, hahaha. sempre que fico sabendo de uma, não deixo de ir.

    ResponderExcluir
  19. Faz tanto tempo que não vou em uma festa junina, eu amo!

    www.metadefutil.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei essa visão amiga da festa junina! hahahaha Eu AMO esses docinhos de abóbora em formatinho de coração!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Imprimindo o posts e colando na minha roupa quando for para a festa junina e ficar o mimi de que tudo aquilo engorda. Em falar nisso fiquei com água na boca, junho, julho e agosto traz a lenha e os bolos de fubá <3

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
  22. Festa junina é a melhor coisa né? Super amei o post!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ahhhh essa época pra mim é difícil, amooo tudo de festa junina hahahaha! E também amo pinhão <3

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  24. Amo esse período, 1º por causa do meu aniversario, 2º festa o mes todo e como cocada horrores e terrores.
    adorei o post e o blog.
    Beijinhos, e aguardo sua visita no blog Nem Te Conto.
    www.nemteconto.net
    IG: @blogntc

    ResponderExcluir
  25. eu amo festa Junina!
    É uma perdição né!!!
    Amo maçã do amor <333
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gente do céu, com água na boca aqui! desejando tudo, principalmente por que você postou o lado bom dos alimentos. Mas assim como você disse, é só maneirar no açúcar. Tenha um fim de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu amo festa junina. Não sabia que as comidas eram tão ricas em vitaminas. Agora esse doce de abobora mexeu comigo :(

    http://www.fashionelas.com/

    ResponderExcluir
  28. Ainn que fome!!
    Estou louca para comer comida de festa junina sabe?!
    Adoreeii as informações, uma coisa dai que sou viciada é maçã, fico doida e engraçado que quando como maçã do amor todo mundo fica pasmo porque realmente como a maçã toda, só sobra um bagacinho e os caroços. hahaha
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, quanta coisa legal! Não gosto muito de tangerina, mas acho que vou começar a gostar dela agora hahah nunca vi em uma festa junina por aqui, acho que depende da região para ter. Essa do vinho eu sabia, e toda a minha família segue isso a risca e sempre tem vinho em casa ahaha

    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
  30. Nossaaaa, quanta coisa, quer dizer que todo ano a gente se alimenta (e muito) de tudo isso sem saber de todos os benefícios? Eu nunca vi tangerina em festa junina, como que consome? Tipo a fruta normal mesmo?
    Sábado tem festa junina e eu já vou pensando nas vitaminas das coisas, pra comer melhor hahaha.
    Beijos, até mais!

    www.coletivodenos.com.br

    ResponderExcluir
  31. Nossaaaaaaaa, festa junina é tudo de bom, muito saber o que serve para o nosso organismo.. Eu amo as coisas de amendoim, quentão doce de abobora .. OMG, quero muito ir :D

    Beijinhos =*
    http://migre.me/qebWs

    ResponderExcluir
  32. Verdade, Thayse, essa é a festa mais gostosa! Estou até agora procurando uma amiga para me convidar para uma festa junina porque olha, eu estou morrendo de vontade de fazer todas aquelas coisas que você só faz numa festa assim, ainda mais depois de ter ficado um ano nos Estados Unidos.
    De qualquer forma, adorei o post. Nossa cultura é tão interessante e a gente nem nota.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein