11/08/2015

Dica de leitura: Um blog não precisa do seu publieditorial

O post que quero indicar para vocês aqui hoje já está há um mês no ar, mas eu tive acesso apenas hoje, através de um compartilhamento no Facebook. Contudo, ele não perdeu e ouso dizer que não perderá a validade tão cedo. O papo é sério e eu até já tinha escrito uma postagem parecida aqui: porque blogueiras se sujeitam a fazer postagens publicitárias por tão pouco? Porque tantas empresas acham que estão concedendo um privilégio em "ceder um conteúdo da marca" para um blog?


Pensem nisso, acessem aqui o texto da Thais Godinho, entitulado "Um blog não precisa do seu publieditorial" e vamos conversar sobre o tema. O texto dela é direto, sincero e precisa ser lido por todas as blogueiras, marcas, empresas, assessorias e sociais medias... É um pedido urgente de valorização do nosso trabalho e de respeito, para que todos possam conviver bem. Beijos!

37 comentários:

  1. Texto incrível. Simples, objetivo e direto. A Thais tem toda razão: quem conhece o blog e sabe de seu conteudo e leitores eh o blogueiro. Às empresas pensam estarem fazendo um favor nos contactando, mas pode der exatamente o contrário. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. A eterna batalha para bloguers serem valorizados como devem. Acho as empresas ainda não se tocaram do poder que um post tem. E isso vale também na hora de queimar alguma marca.
    Estou cansada de ver blogueiros (no meu caso literários) que não se valorizam e quando fazem parcerias (tanto com editoras quanto com escritores) ficam lambendo os livros deles, sem dar sua opinião sincera. Já sei reconhecer resenhas assim e nem dou mais credibilidade pra esse tipo de blog.
    O mundo da blogesfera só não é perfeito por causa desse tipo de coisas....


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fui lá e adorei o texto dela.. concordo plenamente com todos os pontos! Não estamos fazendo um favor e o blog merece reconhecimento. Acho que isso vem da crença de que ser blogueiro é "fácil" e só quem tem um blog sabe o esforço e dedicação necessários. Adorei sua indicação.
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. opa, só pelo titulo super me interessei, vou correr lá pra ler!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Muito bom você compartilhar isso, já indo ler!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse texto. Concordo 100% com ela, mas é aquela coisa, né... Enquanto tiver gente aceitando, vão continuar existindo propostas absurdas.

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  7. This is absolutely fantastic! Today on the blog I am sharing "how I made $130+ in one day through Share a Sale's affiliate marketing. Hope you can read it! xx

    STYLEFORMANKIND.COM
    Facebook / Bloglovin

    ResponderExcluir
  8. acho que desde que as pessoas descobriram que dá para ganhar dinheiro com um blog , quase ninguém mas escreve simplesmente por amor ou por hobbie , é a triste verdade de nossa sociedade !


    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Super concordo!
    Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente, o problema é que um blog no início aceita de tudo e por isso os preços tão baixos! Mas fiquei interessada em ler

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  11. Quando recebi minha primeira parceria fiquei muito feliz e fazia tudo que eles pediam (e pediam muitos posts sobre a loja) só para receber uma única peça de roupa. Mas com o tempo essa idéia de parceria vai amadurecendo na gente e a gente começa a valorizar nosso cantinho.
    O texto é ótimo e acho que todo mundo deveria ler
    Beijos, beijos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Vou la ler o texto agora!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu li o texto dela , e concordo com muitas coisas , ser blogueira (o) não é nada fácil e acho que as marcas deveriam valorizar mais isso . e se querem ver seus produtos em algum lugar não ficarem mendigando para as blogueiras ( o) e sim fazer algo bem feito e apenas divulgar . '' quando a coisa é BOA o cliente percebe de longe e não vai precisar de ninguém que fale a ele . '' . adorei o post achei super interessante .


    beijos
    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Li o texto e concordo DEMAIS! Acho que todas as blogueiras e marcas deveriam ler. Essa desvalorização que acontece é lamentável. É uma pena que muitxs blogueirxs se sujeitem a isso. Hoje em dia as pessoas tem uma sede e uma pressa para que as coisas aconteçam e acabam esquecendo de filtrar uma coisa que é só para se aproveitar e outra que realmente seja uma TROCA. Porque parceria é isso. Não é favorzinho de empresa não, por favor, né. Já me deparei com e-mails que chamavam de """"oportunidade"""" você ir lá, falar a empresa e pronto porque aumenta a visibilidade do blog, MAS HEIN? E outra que queria que eu apresentasse ela, oferecesse o cupom de desconto e colocasse o banner no blog porque depois de X compras eu ia receber um "mimo". Aí eu disse que não era assim que eu trabalhava, que eu poderia fazer uma experiência de compra na loja e mostrar como tinha sido, além de prazos, embalagem, produto, essas coisas. A pessoa respondeu que isso era cansativo e que só faziam isso com blog grande. Nem me dei ao trabalho de responder, PQ NÉ: pegue aqui um cupom, fale que minha loja é boa, confiável, coloque meu banner aí no seu blog porque aumenta a visibilidade dele, aí depois a gente dá um mimo. --'

    Você sempre trazendo essas reflexões e discussões, parabéns a ti e parabéns - claro - à autora do post!

    P.S.: que comentário lindo foi aquele no blog, hein? ❤️❤️❤️ obrigada pelos parabéns e eu quero a cartinha siiiiiim! Se demorar, eu quero dez! HAHAHAHAHAHA

    Beijos, Blog Mudei Modei

    ResponderExcluir
  15. è bem complicado né, porque a blogueira pequena pensa "o que vinher é lucro" e não é bem assim, hoje eu seleciono as parcerias e geralmente alem do preskit solicito um pagamento, e sempre dou minha opinião verdadeira, já aviso logo a marca/produto/loja e muitas até falam que é pra mentir kkkk já vi cada coisa.

    Em fim, concordo 100% com ela

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    www.blogjumedeiros.com

    ResponderExcluir
  16. Caramba, amei o texto dela. Falou tudo e mais um pouco, hoje em dia a gente vê muito blogueiro se sujeitando a umas parcerias com empresas que de "parceira" não tem nada. E poxa, isso só atrapalha e faz com que essas empresas continuem achando que estão fazendo favor pra nós.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  17. Falou e disse, bem simples e fácil de entender. Adorei.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto. Só nós blogueiras sabemos o trabalhão que temos para conciliar vida e blog e tudo mais... E se estamos aqui é porque realmente amamos. Nosso trabalho tem que ser sim valorizado. Super concordo com o texto!
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Thayse, aqui na miha cidade houve um boom de blogueiras. Isso é bom, mas é ruim! Porque muitas meninas blogam a troco de quase nada. Como uma empresária me disse outro dia "tem menina que me oferece post em troca de uma blusa". Achei isso tão absurdo, porque penso que são posturas como essa também que contribuem para essa desvalorização que vemos hoje no universo dos blogs. É preciso avaliar muito bem quais publis valem realmente a pena fazer, que não só vai agregar para o seu público, mas principalmente, vai vir com uma recompensa para o seu trabalho. Afinal, só nós sabemos a trabalheira que é manter um blog.

    Bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei o tema!
    Tá cheio de empresa por aí que não valoriza o nosso trabalho, não pode ser assim!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do tema, as empresas e os blogs têm que se valorizar mais.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Esse é um tema super importante. Adorei o texto dela. Os blogs precisam se valorizar e perceber mesmo que as empresas precisam da gente e não o contrário.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Thayse be legal a indicação, com certeza lerei o texto! Eu nunca fiz um publieditorial, recebi propostas já, mas nenhum com algo que realmente tenha uma identificação com meu blog e meus gostos pessoais. Tem blog que é refém de publieditoriais e não acho que deva ser assim. Um blog tem que transmitir confiança, ser autêntico e verdadeiro com seus leitores e não apenas ficar fazendo posts em troca de jabá. Bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  24. Ameeei esse texto e concordo com tudo, acho que o blog sendo uma coisa tão popular hoje, muitas vezes não é visto como um trabalho, mas tem pessoas que vivem disso e merecem respeito, e mesmo que não vivam disso, deve ser respeitado da mesma forma. Só quem se dedica a uma blog de coração sabe como é complicado e difícil fazer um post com um conteúdo legal. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  25. Oi, Thayse!
    Uau, que texto bom!
    Adorei, principalmente a parte de que a gente não precisa das marcas.
    Pena que tem tanto blogueiro que acha que precisa. Que vai conseguir acessos se tiver a parceria com alguma empresa. Tem que entender que consegue a empresa porque tem muitos acessos.
    Queria muito viver de blog, mas por enquanto essa não é a realidade.
    Mas isso não me impede de continuar procurando conteúdo legal para os meus leitores queridos, né?
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  26. Oi linda primeiramente parabéns pelo blog,é lindo .... Bem tenho alguns parceiros no meu blog que hoje se tornaram meus amigos de verdade ..... eu amo o meu blog , o blog é meu bebe ... porque escrevo por prazer ,é o que me faz viver ........ e meus amigos parceiros são marcas que eu uso no meu dia a dia ..... fico feliz de falar que hoje meu blog é um lugar para reunir amigos ...... lindo o seu post ,amei e espero te ver muitas vezes nos posts da vida .......

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi linda eu de novo .... as vezes escutamos coisas como a moça citou acima : "olha, eu to te dando um conteúdo super bom pra vc colocar no seu blog, veja que vantagem." Querida vantagem pra quem , eu não vou vender mentiras no meu blog ,trabalhar com a verdade é a minha prioridade ,só indico o que eu realmente uso ......

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Thay, eu li ontem lá no grupo esse post. Achei a colocação dela perfeita. Ainda não fiz publieditorial, mas se um dia acontecer, vai ter que ter a cara do PJ e respeito dos dois lados. Nada disso: estou fazendo um favor pra você. Nananinanão. Temos que valorizar as duas partes, poxa. Quando eu trabalhava em assessoria de imprensa, via muito isso também. Principalmente com jornalistas de redação. Era uma via de mão dupla, sabe? Mas tinham alguns jornalistas (de redação) que tratavam tão mal os assessores, que meu Deus. Poxa, um ajuda o outro. Não precisa de grosseria. Enfim... A melhor solução é fazer a nossa parte e esperar o melhor do outro. Se não der certo, bola pra frente. Tem muita gente que vale a pena trabalhar. ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post, fui lá ler e realmente é um texto ótimo mesmo para podermos aprender um pouco mais sobre como ser blogueiro. Adorei, obrigada pela dica!
    bjs!
    www.Patty.net.br

    ResponderExcluir
  30. Nossa que texto e super concordo com ele. Acho que muitas vezes as meninas se sujeitam a ganhar tão pouco porque acreditam que no começo é assim mesmo, mas desvalorizando o próprio trabalho elas desvalorizam o de outras blogueiras. Acho que algo que é feito com tanta dedicação que exige além disso grande parte do nosso tempo pra fazer crescer tem que ser mais valorizado, não só pelas empresas mas pelas próprias blogueiras, e principalmente por algumas que criam blogs apenas com o intuito de lucrar alguma coisa com eles.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  31. Texto ótimo Thay, de muita utilidade.

    Eu acho que ainda existe muito preconceito por parte das marcas e das pessoas em geral em relação ao universo dos blogs. É como se nada disso desse trabalho pra fazer e como se não fosse uma profissão ''normal''. As pessoas têm uma certa dificuldade de aceitar que as mídias mudaram. Antigamente as campanhas eram feitas majoritariamente em revistas, televisão, rádio, entretanto os consumidores hoje em dia estão muito mais ligados nas redes sociais. Eu particularmente não compro alguns produtos sem antes ler ou ver algum vídeo sobre. Um trabalho de qualidade mesclado com número deve ser valorizado e ser pago o justo.

    Ótimo post e ótima coisa para ser pensada.

    Bjão

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  32. Já fiz algumas de graça mesmo, por achar a marca ou o conteúdo legal, mas sabe não faço mais. Muitos falam em troca de divulgação parceria e querem mesmo que você divulgue de graça.

    bjus

    http://bit.ly/1TGDSUq

    ResponderExcluir
  33. Achei muito bom o texto, super concordo!!!

    www.brazilianvogue.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu amo ler materias assim, gosto de aprender sempre mais e mais. E acho super importante compartilhar esse tipo de coisa, afinal, tem muita menina iniciante que precisa saber dessas coisas para nao cair nesse papo furado de varias lojas, que só fazem nos desvalorizar, por que nosso blog nao é famoso.

    Adorei o seu outro post também, ja comentei lá..


    Beeeeeijos, te espero lá no meu blog ♥
    http://www.paaradateen.com/2015/08/dicas-para-blogueiras-como-conseguir.html

    ResponderExcluir
  35. Tenho mesmo de concordar com o texto. Ao fim de um tempo tenho visto com cada marca a fazer propostas absurdas. É que nem é a questão do que eles pedem é a questão de pensarem que nos estão a fazer um favor. Mas quem tem o trabalho somos nós, quem tem de divulgar somos nós!


    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito do texto e do posicionamento dela sobre o assunto.Ótima indicação
    Beijooos!
    www.quasedelicadaa.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/quasedelicadaa

    ResponderExcluir
  37. Adorei a dica, vou ler com certeza!

    xx
    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein