21/10/2015

O futuro do passado e do presente




Hoje é o dia do retorno. Aquele dia em que muitos aguardavam com expectativas altíssimas. Há 30 anos dava-se inicio nos cinemas uma saga que criou uma legião de fãs por todo mundo e marcou várias gerações, estou falando de De Volta para o Futuro (Back to the Future). A trilogia que conta a história do garoto Marty McFly (Michael J. Fox) e do seu amigo cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd), apresenta de maneira divertida e empolgante a viagem no tempo através de um DeLorean.

  
No primeiro filme da franquia (1985) McFly viaja 30 anos no passado, na época em que seus pais estavam no colégio e ainda não haviam se conhecido. A presença de Marty no colégio acaba despertando o interesse de Lorraine Baines (Lea Thompson), sua própria mãe. O filme passa a contar, de maneira atrapalhada, como McFly  consertar vai consertar o passado dos seus pais sem comprometer a sua própria existência. E claro a sua volta para o presente. A sequência nos cinemas veio acontecer quatro anos após o primeiro longa em 1989. A viagem agora seria para o futuro, para o dia 21 de Outubro de 2015. Hoje!

O filme mostra um futuro cheio de tecnologias inovadoras e malucas, com uma pitada de anos 80. Skates voadores, tênis “automáticos”, pizzas desidratadas, atendentes robôs, dentre outras tantas inovações que o futuro nos aguardava. Hoje podemos ver quais previsões do filme para o ano de 2015 estavam corretas e outras nem tanto.

O futuro que aguardava Martin McFly estava cheio de tecnologias práticas do dia a dia que temos hoje sim. Os criadores do filme acertaram em cheio com a nossa realidade de conexão hoje, em momentos do filme na casa dos McFly vemos a facilidade com que as pessoas realizam uma teleconferência, comandos de voz para ativar determinados aparelhos. A internet foi o maior acerto do filme, que ainda apresenta o cinema 3D, vídeo games com sensor de movimento, segurança biométrica, pagamento virtual. Além do tão amado Hoverboard, apesar da sua pouca praticidade e autonomia.

Além do De volta para o Futuro temos muitos outros exemplos de filmes e séries que retrataram o futuro a sua maneira, o mais interessante de se analisar é como transportamos a nossa cultura e realidade para um tempo a frente do nosso, criando assim distintas leituras de um futuro do nosso presente, ou um futuro do passado. A seguir vamos ver alguns exemplos de filmes e séries que tentaram retratar o futuro a sua maneira. 

Blade Runner, o Caçador de Androides (Blade Runner, 1982).

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, como Rick Deckard, que vive a vida como um Blade Runner, que tem a tarefa de caçar e “aposentar” replicantes (termo utilizado para denominar os seres de inteligência artificial) em uma Los Angeles no ano de 2019. Os replicantes são frutos de experiências genéticas que buscavam a criação de clones humanos com força e agilidade acima do normal. Porém esses seres, de fisionomia idêntica aos humanos, foram produzidos com falhas em suas características emocionais. Com um prazo de validade de quatro anos e submetidos a tarefas árduas em ambientes hostis, acabou gerando uma revolta nos replicantes, o que tornou a sua convivência entre os humanos impraticável ocasionado o banimento de todos para colônias fora do planeta Terra. O filme acompanha Rick em uma caçada a replicantes rebeldes que regressaram ao nosso planeta em busca de respostas para a sua existência. As críticas que o diretor levanta nas questões de humanidade dos personagens é um tópico recorrente em filmes que tratam de inteligência artificial, como por exemplo nos filmes O Homem Bicentenário e A.I.: Inteligência Artificial. Onde a criatura questiona o motivo de sua existência e busca em seu criador uma redenção.

Futurama (1999 – 2013)

 Futurama é uma animação criada por Matt Groening, o mesmo criador dos Simpsons. A série mostra a vida de Philip J. Fry, um entregador de pizza nova-iorquino do final do século XX, que acaba “acidentalmente” congelado criogenicamente por mil anos. Quando Fry desperta de seu sono ele se depara com um mundo completamente alterado, agora em uma Nova Nova York. Acompanhamos as descobertas de Fry desse novo mundo e as suas tecnologias muito a frente do nosso tempo, que chegam a ser consideradas ultrapassadas pelos cidadãos do século XXXI. A série esta cheia de referências ao “passado” e com humor bem ácido e inteligente. Após um hiato de três anos, a série voltou para uma última temporada em 2013 e hoje já não é produzida, além dos 140 episódios também foram produzidos 4 filmes.


Gattaca - Experiência Genética (Gattaca, 1997)

O filme aborda questões éticas acerca das tecnologias reprodutivas em um futuro onde seres humanos são escolhidos geneticamente para nascerem, criando assim um abismo social entre seres humanos nascidos biologicamente. O filme coloca Ethan Hawke no papel de Vincent Freeman, um ser humano “inferior” que assume a identidade de Jerome Morrow (Jude Law), o filme ainda conta no elenco com Uma Thurman. O sonho de Vincent é de se tornar membro de uma missão espacial, onde apenas pessoas geneticamente moldadas teriam a oportunidade de conseguir tal feito. Capaz de fazer qualquer coisa pelo seu sonho, Vincent faz um acordo com Jerome para alcançar seu objetivo. O filme trata de maneira muito boa o tema da eugenia e as consequências de uma sociedade elitista, através desta ótima ficção-científica.

O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990)


Sabe quando você não aguenta mais a pressão do trabalho, a cansativa rotina das grandes cidades e a única coisa que você quer é tirar umas férias e ir viajar. Bem se você estiver no ano de 2084 e não tem como tirar um tempo para fazer uma viagem? Os seus problemas acabaram, faça como Doug Quaid (Arnold Schwarzenegger) e implante em seu cérebro uma lembrança daquilo que você quiser, da até pra viajar pra Marte! Quando Doug resolve ir até agência de implantes de memórias, coisas estranhas começam a acontecer após a sua “viagem” e ele começa a retomar lembranças de sua vida no passado, que ele havia perdido. Intrigado com suas visões ele resolve ir a Marte para conseguir respostas porém começa a ser perseguido pela sua suposta esposa Lori (Sharon Stone). Marte, agora habitada, esta repleta de criaturas mutantes que ajudam Quaid na sua jornada. O filme apesar de sua trama simples de perseguição e muita ação, coloca uma pulga atrás da orelha do espectador – tudo isso vivido por Doug foi realmente real? Vale muito a pena assistir, o filme é um clássico do Schwarzenegger.

E aí gostaram das dicas de filmes? Claro que ficaram faltando muitos filmes aqui. Comenta no post se você já assistiu algum deles e quais ficaram faltando na lista. Deem dicas de futuros posts, valeu!

 

9 comentários:

  1. Adorei as dicas de filmes, acho que assisti quase todos exceto esse Gattaca.
    Nossa sempre assistia De volta para o futuro! E Nunca tinha me tocado que um dia o futuro do filme chegaria! Que legal!
    bjs!
    Patty.
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  2. O único que eu vi é futurama, mas fiquei curiosa para ver o de volta para o futuro. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Sabe um que sempre associo a um futuro que chegou, principalmente quando vejo a evolução automobilística é o "Eu, Robo", que eles desaprendem a dirigir, porque é tudo no piloto automático... rsrsrrsr... E hoje acontece de uma forma mais singela, mas já está acontecendo, inclusive pessoas que não sabem fazer balisa sem os recursos...

    bjus

    Adorei

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  4. o único que vi foi futurama e confesso que não lembro muito mais era super divertido e eu adorava ver :) achei seu post interessante e são grandes clássicos mesmo
    beijos

    www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  5. adoreeei assisti todos, mas de volta pro futuro foi o meu favorito né hahaha
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  6. Vi o filme o primeiro citado, mas nunca reparei na data citada nao, que legal heim. Comparar agora, e tbm assistia muito futurama. Adorei o post

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui muito fã de viagem no tempo, mas meu namorado adora e ele já assistiu praticamente todos esses filmes. Talvez eu faça uma maratona também só pra ver como é, rs.

    Beijos,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. amava esse filme, gostaria que fosse assim.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Saudações! I assistir a filmes com seus amigos. Especialmente eu gosto de assistir comédias. Assistir filmes on-line http://filmesonlinegratis.club/ Eu gosto de assistir filmes de graça. Streaming de qualidade de vídeo é excelente. Assistir a filmes em uma base diária.

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Deixe seu comentário e eu responderei assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein