09/02/2016

Três países para estudar inglês e trabalhar

Oi, gente! Tudo bem? Já faz algum tempo que tenho pesquisado sobre lugares para fazer um intercâmbio onde além de estudar inglês, seja possível trabalhar. Acredito que unir essas duas coisas pode ser crucial para quem tem baixo orçamento e quer viver de verdade uma nova língua, ficar imerso na cultura e aprender. No final de 2014, fui numa agência da STB aqui em Florianópolis para saber mais sobre o assunto e eles me apresentaram três opções interessantes. Esses tempos, retomei essa minha pesquisa e resolvi compartilhar aqui com vocês.
 

Austrália

A Austrália tem cerca de 22 milhões de habitantes, tem uma das expectativas de vida mais altas do mundo, 5 das 100 melhores universidades do mundo pertencem ao país (confira mais informações nesse infográfico). Os estudantes de cursos de inglês com no mínimo 14 semanas de duração (partindo para o país já com visto de estudante) podem trabalhar legalmente até 40 horas quinzenais durante todo o tempo de seu curso e em período integral em suas férias (durante o curso, podem fazer até 20h semanais). De acordo com as pesquisas que fiz, a média salarial no país é de AU$15,00 por hora. Para tirar o visto, ainda no Brasil, é necessário pagar uma taxa e comprovar dinheiro suficiente para cobrir o pagamento do curso, passagens aéreas, alimentação e acomodação para o período total do curso a ser realizado (confira a tabela no site da embaixada). A condição financeira pode ser comprovada por extratos bancários, extratos de poupança, fundos de investimento, evidência de vínculo empregatício do requerente ou da pessoa que estiver dando o suporte financeiro.
 

Irlanda

A Irlanda possui 4,6 milhões de habitantes e a expectativa de vida é de 81 anos. Três universidades irlandesas estão entre as mais sustentáveis do mundo e em uma delas está o Livro de Kells, o mais antigo do mundo (confira os dados completos nesse infográfico). Os estudantes de cursos de inglês com no mínimo 25 semanas de duração podem trabalhar até 20h semanais e até 40h nas férias (ao se inscrever em um curso de seis meses, você tem direito a dois meses de férias) e o curso de inglês pode ser renovado por até dois anos, se quiser continuar como estudante no país, você pode optar por outros cursos, uma graduação ou uma pós. Segundo as pesquisas que fiz, o salário mínimo no país é €9.15 por hora (aumentou esse ano). O visto é feito no próprio país e para isso, você deve levar - no mínimo - €3000 para comprovar que pode se manter, ter a carta da escola e para dar entrada no visto de estudante quando chegar ao país, deve possuir um endereço.
 
 Fonte: CatracaLivre

Nova Zelândia

A Nova Zelândia tem quase 4,4 milhões de habitantes, a expectativa de vida é de 81 anos (saiba mais sobre o país com esse infográfico). Ao se matricular em um curso de inglês com no mínimo 14 semanas de duração, você já sai do Brasil com a permissão para trabalhar na Nova Zelândia. Isso passou a valer para os cursos vinculados à NZQA (New Zealand Qualifications Authority) como de Categoria 1, consideradas as principais instituições do país. O curso deve ser de período integral (mínimo de 20 horas de estudo por semana). Os estudantes podem trabalhar 20 horas semanais durante sua estadia no país, enquanto estudarem inglês (podendo trabalhar em período integral durante as férias do curso se estiverem matriculados em cursos de duração superior a 12 meses). De acordo com as pesquisas que fiz, a média salarial no país é de NZ$15,00 por hora. Para tirar o visto, é preciso apresentar 6 extratos bancários, um para cada mês (durante seis meses anteriores) à aplicação do visto, que comprovem NZ$1,250 para cada mês de permanência na Nova Zelândia (confira todos os requisitos aqui).
 
 Fonte: Egali

Como escolher o lugar ideal para fazer meu intercâmbio? 
Essa é uma questão fundamental! Citei apenas três países aqui, mas é possível fazer intercâmbio para quase todos os lugares do mundo... Priorizei os mais procurados para quem quer fazer um curso de inglês e que permitem que você trabalhe durante a sua estadia. Você deve levar vários fatores em consideração, portanto além de decidir o país, pesquise muito antes de decidir também a cidade. Claro que tem muitas pessoas que fazem o processo super rápido sem pensar muito e dão sorte, mas para que arriscar, né? Pense na sua afinidade com cada país, com o clima, a distância, o custo de vida, enfim, todas as possibilidades que envolvem morar por um tempo em um lugar novo. Por exemplo, se você gosta muito do clima do Brasil e não abre mão disso, vale a pena optar pela Austrália.

Quais os empregos mais comuns para quem é estudante?
Os trabalhos mais comuns são, normalmente, aqueles que faltam mão de obra: em restaurantes, bares, lanchonetes, lojas, hostels ou hotéis, na área de limpeza, transporte público (como táxi ou rickshaw) cuidando de jardins, na organização de eventos, babá. Não dá pra dizer que é impossível conseguir um trabalho na sua "área de atuação" no Brasil, isso pode sim acontecer, mas é muito mais difícil. Se já tiver um bom nível de inglês e tiver muitos conhecidos no país de destino que te indiquem, tudo pode ser diferente. Vale a pena dar uma pesquisada em sites próprios para isso, de cada país, ou mesmo no LinkedIn, para encontrar algo mais específico ou em outras áreas.

 
Fonte: AussieHS
 

Amei pesquisar mais sobre os destinos e escrever sobre eles aqui! Vocês tem vontade de fazer um intercâmbio? Se vocês se interessarem, posso fazer mais postagens assim, me contem aqui nos comentários. Beijos.

61 comentários:

  1. Super interessante, Thayse, e você disse uma coisa importante: tem que pesquisar bem e pensar bem antes de simplesmente ir. Conheço muita gente que chegou aqui na Irlanda sem saber nada sobre o país e/ou que reclamava o tempo todo do clima. Poxa, você não sabia que ventava e chovia aqui? Por isso eu pesquisei cerca de 1 ano de embarcar pra cá e tive muita sorte, pois além de preparada eu simplesmente me adaptei muito bem e muito rapidamente. Pra onde você tá pensando em ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me irrita muito essa coisa de ficarem só reclamando do clima... Até aqui em Floripa, quando chove por muitos dias e as pessoas não sabem falar de outra coisa, que saco, sabe? Aceita que dói menos, o clima está aí independente das nossas vontades e desejos. Então, se você pode escolher, ainda mais um lugar pra viver um tempo, tem que se preocupar com essas coisas, né? Eu pesquiso tem mais de um ano, até porque nossa moeda tá bem desvalorizada, então tô juntando o máximo que dá! Tô super ansiosa pra falar mais sobre meu próximo destino aqui no blog <3 Beijos!

      Excluir
  2. O foda é que o governo colocou uma 'taxinha' em cima do valor que os país que vão bancar os filhos a estudar no exterior. Fiquei MUITO BRABA!
    |‎Sorteio do livro: "Não há dia fácil"|
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela, mas se for comprovado que o dinheiro é pra um programa de estudos, parece que a taxa não se aplica. Estou lendo bastante a respeito. Se eu estiver errada me fala, quero mesmo me informar mais sobre o assunto! Beijos.

      Excluir
  3. Irlanda ♥ Apenas sonho e vivo pra ir pra lá ♥
    http://meninachilli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você realize seu sonho o quanto antes <3 Beijos!

      Excluir
  4. Irlanda ♥ Apenas sonho e vivo pra ir pra lá ♥
    http://meninachilli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Meu primo ficou um ano na Nova Zelândia e AMOU, disse que foi incrível... Acho que desses três países ficaria bem dividida entre ir pra lá e pra Irlanda, que dizem que é maravilhosa, mas acho o inglês deles muuuito difícil, o que ia pesar um pouco na decisão...
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas toda língua tem sotaque, né? Pode ser que o irlandês seja bem difícil, mas há quem diga que o australiano é complicado também. O inglês estadunidense é o que mais estamos acostumados por ouvir com mais frequência e pelo fato de estarmos quase "imersos" em muitas coisas da cultura deles... Mas eles também tem sotaque (e dependendo da região pode ser teeeeenso). Beijos!

      Excluir
  6. Austrália é o mais comum né? Conheço várias pessoas que já foram pra lá!
    Tenho vontade de ir pra Nova Zelandia!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta, a Australia é o maior país dos que mencionei, pode ser que seja sim o que a maioria escolhe... Mas não tenho certeza. Nova Zelândia parece demais, né? Adoraria conhecer também. Beijos <3

      Excluir
  7. Tenho uma amiga morando na Irlanda, tem um tempo já. E creio que se ela conseguir, nem deve voltar mais, o estilo de vida aqui e lá (como em qualquer parte do mundo ) não compensa mesmo a volta.
    O Canadá me atrai, exclusivamente pela grande estrutura para se viver lá.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gi! Canadá deve ser bem bacana também *-* Beijos.

      Excluir
  8. Estou na Irlanda. Se precisar de ajudar sobre Dublin, let me know! :)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Os três países que você indicou são incríveis! Eu ficaria dividida em qual ir. E é tudo tão caro né, tem que ter mil extratos para comprovar que você não vai passar fome no país.
    Seu post ficou excelente com as dicas.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lendo teu blog me fez ver o quanto eu estou precisando disso, fazer um intercambio para melhorar meu estudo principalmente no inglês. Formo em Letras ano que vem e não falo fluentemente como gostaria :( Acho que todos esses roteiros eu me adaptaria com a Nova Zelandia.
    Otimo Post :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ❤ Essa época de término da faculdade é a melhor pra ir, na minha humilde opinião. Acho que vai ser uma experiência ótima pra ti! Nova Zelândia parece ser demais *-* Beijos!

      Excluir
  11. Ahh que lugares lindooos Thay! Tu arrasa nos posts né haha!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post, já favoritei! Tenho muita vontade de estudar fora, e poder trabalhar junto seria o ideal, acho que ficaria entre Irlanda e Nova Zelândia, mas também penso no Canadá.
    xoxo

    Quinze Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn ❤ Obrigada! Pesquisa bastante antes de decidir, procurar Youtubers que falem sobre como é viver em cada um dos lugares, se informa direitinho e se jooga! Beijos

      Excluir
  14. oi, oi.

    eu entendo um pouco dessas paradas de intercâmbio pq uma amiga ficou cerca de 2 meses pesquisando sobre qual país deveria ir. ela acabou escolhendo a Irlanda por trocentos motivos, mas, quando eu vi que 6 meses custava em média uns R$ 26 mil, desisti dos meus sonhos na hora pq não é pra mim. mas, sem dúvida alguma eu escolheria a Irlanda porque o lugar é lindo, a cultura... outra coisa que me encanta lá são os meios de transportes. tu sabia que a cada esquina há bicicletas que vc pode pegar pra usar? isso é mó legal!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acredito que o valor total pode chegar perto disso, contando com passagens + curso + dinheiro pra comprovar. Mas, apesar de parecer caro, é um investimento pra vida e a experiência é única. É só dar prioridade pra isso e ficar juntando dinheiro com foco, pode acreditar que dá, sim ;) Sim, eu tinha ouvido falar dessa história das bikes, que pagam 20 euros por mês e podem usar sempre, achei demaiiiis! Beijos.

      Excluir
  15. Que post mais bacana Thay, amei! Gosto de posts assim, eu tenho uma amiga que morou um tempo no Canadá, ela participou de um programa parecido com esse, trabalhou em restaurante, voltou para o Brasil com o inglês mil vezes melhor e cheia de histórias para contar.. Concordo contigo que o lugar (clima e etc) precisa ser pesquisado antes, e compatível com a pessoa, para não rolar arrependimento.. beijokas gatona! http://blogdanatz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, imagina como deve ser demais essa experiência, né? A vida é uma só e passa muito rápido, temos que investir nos nossos sonhos e priorizar aquilo que mais queremos... Beijos <3

      Excluir
  16. São ambos lugares fascinantes.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  17. Que lugares lindos, amei.

    http://alinesecretplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Well done! I absolutely had fun reading this.

    xoxo;
    STYLEFORMANKIND.COM
    Facebook
    Bloglovin

    ResponderExcluir
  19. Minha prima morou na Irlanda, mas já voltou para casar o amor falou mais alto rsrsrs

    Bjuuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  20. Que legal! Nossa, que bacana vc estar pesquisando isso. Super apoio. VÁ. FACA! é muito bom! Eu fiz nos estados unidos, trabalhei também e foi uma época INCRIVEL! Inesquecivel! Vale cada centavo!
    tive uma amiga que fez na Irlanda e ela AMOU!
    Acho que qualquer lugar tem tudo pra ser incrível, basta ir de coração aberto, querendo aproveitar e curtir tudo!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito mesmo, é um dos maiores sonhos da minha vida... E tenho a sensação que é o primeiro passo pra tantos outros sonhos <3 Obrigada pela força. Beijos!

      Excluir
  21. Nova Zelândia é meu sonho de consumo, mas até hoje todos os pacotes pra lá que eu pesquisei estão muito fora da minha realidade, acho que o destino que o pessoal mais tá escolhendo agora é a Irlanda, minha cunhada foi pra lá ano passado e ela sempre fala que se sente no Brasil porque tem MUITO brasileiro por lá hahaha

    www.priscilacarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, se você se organizar e priorizar o intercâmbio, ele se realiza, acredita em mim! E olha, tem muitos brasileiros em qualquer lugar do mundo, vai por mim ;) Beijos!

      Excluir
  22. Legal as dicas desses lugares que falam inglês, ótimo mesmo para trabalhar, conheci algumas meninas que moravam na Irlanda, quando fiz cruzeiro, elas estavam voltando ao Brasil, e falaram que lá se trabalha mesmo em empregos de garçonete já ganha muito mais que aqui.
    bjs!
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  23. Thay, quanto lugar lindo! Tenho vontade de conhecer os três, mas NZ tá no topo da lista hahaha Tenho amigos que foram para a Autrália quando éramos mais novos e até hoje só têm elogios!!
    Beijos!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
  24. Amei o post, Thay! Ficou super completo!
    Tenho muita vontade de ir para Irlanda! Acho um lugar incrível com uma cultura muito enriquecedora!

    Bjoss

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ameiii o post, eu iria para a Austrália <3 sei la amooo esse lugar desde sempre haha


    Beijão <3

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei! Sempre vi muita gente escolhendo Austrália e principalmente a Irlanda para fazer intercâmbio, agora tá explicado hehehe.
    Meu sonho é fazer uma pós no exterior <3 Também faço moda, no caso acho que teria que ser Itália, Inglaterra ou França... Já vou começar a juntar meus troquinhos hehehe

    Beijocas flor
    http://www.garimpoblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bacana! Nossa, Itália, Inglaterra ou França são opções incríveis, se tiveres condição, se joga mesmo porque vão ser os melhores momentos da tua vida, uma experiência incrível <3 Eu preciso estudar francês, pra quem fez moda pode ser muito bom, tem várias oportunidades por lá. Beijos!

      Excluir
  27. Oi Thay
    sempre foi um desejo meu morar fora, estudar e trabalhar em outro país, sempre pensei em ir numa cidade pequena, numa cidadezinha com universidade preu estudar e casinhas bonitas preu fingir que estava em um filme medieval, portanto Europa.
    Depois um amigo me disse que a Austrália era uma excelente opção, mas ai o tempo passou e eu acabei não fazendo nada até agora =)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÍTALA, NÃO DESISTEEEE \o Sério, sempre dá tempo de viver uma experiência incrível, espero ter replantado a sementinha do sonho em você <3 Beijos!

      Excluir
  28. Eu tenho duas amigas que uma foi pra Austrália e a outra foi pra Irlanda, ambas adoraram a experiência. Gostei da Nova Zelândia por ter permissão pra poder trabalhar, fora que é um lugar lindo né? É, a Austrália tem um clima parecido com o do Brasil e vale pra quem gosta, eu acho que curtiria mais a Austrália mesmo. O que eu mais vejo é o custo de vida, porque aqui no Brasil o custo de vida já é meio ruim, se eu for lá pra fora, queria ver pelo menos 20% de melhora, sabe? Acho que seria legal a experiência de trabalhar em uma lanchonete lá fora, a minha amiga que foi pra Irlanda disse que trabalhava 4h por dia e ganhava um bom dinheiro que dava pra comprar tudo o que queria, ou seja, vale a pena né? Faça mais posts assim mesmo, porque eu sou super afim de fazer intercambio e se me adequar, ficar por lá mesmo por um tempo, mas isso só depois que eu terminar a faculdade aqui no BR (em 2017) aí vou em 2018, melhor coisa.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que demais. São tantas opções bacanas pra fazer intercâmbio que acaba sendo uma decisão difícil de tomar! Eu acho todos os mencionados super bacanas e tem seus pontos fortes... Mas Irlanda é o que mais tem a ver com a minha personalidade, eu acho <3 Que bacana essa experiência da sua amiga, deve ter sido ótimo trabalhar 4h e viver muito bem assim :D Faz sim, tomara que consigas em 2018 e tenhas um intercâmbio lindo. Beijos!

      Excluir
  29. Um lugar bem legal para estudar e trabalhar também é o Canada!


    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, mas Canadá só é permitido trabalhar se for estudar graduação ou pós, né? Que nem no Reino Unido, acho... Beijos!

      Excluir
  30. Eu já pensei muitas vezes em fazer intercâmbio, mas neste momento, deixo minha vontade de lado e quero apostar somente nas viagens para curtir e conhecer :)


    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado tu mencionar isso, Silvana, porque eu tô com uma sensação justamente contrária: quero viajar pra ficar um tempo fora, sabe? Mudar os ares, viver outra cultura. Mas turistar é muiiiito bom, claro! Beijos <3

      Excluir
  31. Achei muito legal vc indicar destinos fora do padrão EUAxUK
    Dos três destinos que vc postou Irlanda é um dos lugares que eu iria tanto para estudar quanto para visitar. Acho incrível a cultura irlandesa e o clima bucólico de algumas regiões.
    :)
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Poly! A Irlanda parece ser encantadora, né? Fico sempre encantada quando penso naquelas paisagens maravilhosas <3 Obrigada! Beijos.

      Excluir
  32. Eu to na Australia e AMANDO cada segundo. Tenho planos inclusive de nem voltar HAHAHAHAHA. Muito legal seu post.. Caso voce esteja pensando em vir, fico a disposicao pra trocar uma ideia. Beeeeijos

    http://www.verdadeescrita.com/quando-dei-tchau-para-o-que-os-outros-pensam/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que você faz, Rebeca! Se você encontrou um lugar que você se sente bem e tem a possibilidade de ficar, aproveita mesmo ❤ Qualquer dia vou te visitar. Beijos!

      Excluir
  33. Eu super me interesso por intercâmbio, mas ainda não decidi fazer de fato sabe? Acho que envolve muita coisa, muitos gastos, mas confesso que dá uma vontade louca! rs
    Adoraria a Austrália ou a Nova Zelândia e amei o estilo do post com super dicas e acho que você deve fazer mais outros porque eu vou adorar conferir os detalhes.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, pensa mais sobre isso, sim! Acho que ia ser uma experiência incrível. E Nova Zelândia é apaixonante, eu quero muito conhecer um dia. Obrigada pela força! ❤

      Excluir
  34. tenho uma amiga que foi pra Australia e AMOU! Acho que ficou lá 6 meses e fala mil maravilhas de Melbourne. Outro lugar q tenho amigos que ja foram e curtiram foi o Canadá, que além de ser mais fácil de entrar que os EUA, também é mais em conta :D

    beeeijos, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que demais *-* Quero muito ir pra todos os lugares que tu mencionou... Quem sabe um dia, né? Beijos!

      Excluir
  35. Nossa, AUstralia eu queria muito!
    Post super util esse post
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Três destinos que morro de vontade de conhecer. <333

    ResponderExcluir
  37. Que três destinos maravilhosos, mas em primeiro escolhia a Irlanda *.*
    Adorei! Bom fim-de-semana! *

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ;) E em segundo Nova Zelândia e por último, Austrália! Beijos <3

      Excluir
  38. MIGAAAA fiquei perdida aqui descendo o scroll com tantos comentarios chessusss
    que post lindo, Thay! eu ia até te recomendar o Canadá quando vi a Austrália ali! Eu tô (tentando) me organizando pra ir morar lá, principalmente por ser um dos paises em melhor qualidade de vida também e por falar ingles e francês (to terminando o fracês daqui um ano). mas eu quero ir pra lá e ficar mesmo :) mas não sei como seria pro seu caso, teria que dar uma olhada se rola mesmo.
    uma amiga minha fez 4 anos da escola na Australia, disse que foram os melhores anos da vida dela, se tu puder ir pra lá, vai sim!

    ir pra um país estudar deve ser maravilhoso! eu tinha pensado na possibilidade durante meus primeiros anos de faculdade, tenho familia em Portugal e ainda existia o esquema de bolsas Santander (acho que acabou, mas na epoca era muito mais fácil ir e minha mae chegou a me oferecer), mas eu tava tão preocupada em acabar essa faculdade logo que preferi esperar e finalmente ir pra morar mesmo e não voltar HAHAHA se tudo der certo (vai dar!) em uns 5 anos (será?) consigo.

    enfim, boa sorte procê! :D

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein