17/03/2016

Top 3: Filmes do John Carney

Olá pessoal! Como vocês estão sabendo aqui pelo blog, eu e a Thay estamos indo pra Dublin fazer um intercâmbio neste mês. Para entrar no clima de Dublin e conhecer um pouco da cultura de lá, resolvi mostrar aqui para vocês algumas dicas de filmes do diretor irlandês John Carney, natural de Dublin, que tem como marca registrada em seus filmes a trilha sonora, com uma pegada de musical porém diferente dos que o de costume - como por exemplo Moulin Rouge, Os Miseráveis, Chicago dentre outros neste estilo de musical. Seus filmes têm como tema principal a música - a evolução do enredo esta diretamente ligada a trilha sonora, assim como a construção dos personagens que estão em busca de um sonho em comum: mostrar a sua arte em forma de música para as pessoas.

Once (Apenas uma vez)

Em ordem cronológica de lançamento, começaremos pelo o filme Once, de 2007, que mostra a vida de um músico de rua em Dublin (inclusive, essas apresentações musicais nas ruas são muito comuns por lá). Guy (Glen Hansard), um dos personagens principais, é inseguro e não tem muitas pretensões com a sua música, porém suas canções acabam chamando a atenção de uma jovem imigrante tcheca, também música, intitulada Girl (Markéta Irglová). Os dois acabam encontrando um no outro a inspiração para começarem a produzir o seu próprio álbum independente, as canções do filme são todas originais sendo que uma delas, Falling Slowly, ganhou o Oscar de melhor canção original.


Begin Again (Mesmo se nada der certo)

Em 2013, Carney dirigiu o filme Begin Again agora com mais reconhecimento, e uma produção bem maior, com um elenco cheio de atores conhecidos mundialmente. O filme conta a história de Gretta (Keira Knightley) uma cantora que largou tudo em seu país para vir com o seu namorado Dave (Adam Levine) para Nova York. Chegando nos EUA, ela acaba se desentendendo com seu namorado e decide voltar para a Inglaterra. Dias antes de sua viagem, ela acaba sendo descoberta por um famoso produtor musical em decadência, interpretado por Mark Ruffalo, que decide fazer de Greta uma grande cantora em um projeto musical que para homenagear a cidade de Nova York, mas tudo vai acontecendo despretensiosamente. O filme também teve uma indicação ao Oscar com a música Lost Stars na voz de Adam Levine do Maroon 5.

Sing Street

Este último filme ainda não tem data prevista de estreia no Brasil, e acaba de ser lançado na Irlanda e nos EUA - eu não vi o filme porém o trailer me pareceu algo como Escola de Rock (2003), no sentido de serem jovens garotos que fazem parte de uma banda de rock. O filme se passa em Dublin nos anos 80, e alguns garotos decidem montar uma banda para fugir dos seus problemas familiares e na escola. Este é um filme que acabou de entrar na minha wishlist para assistir, e espero que vocês gostem do trailer assim como eu:


O que acho mais interessante nesses filmes é que eles não costumam atender nossas expectativas, normalmente achamos que algo muito surpreendente vai acontecer e mudar a história dos personagens, mas o que a narrativa mostra é que eles vivem aquela experiência naquele momento com a música e amadurecem, mas não realizam nenhuma mudança drástica na vida deles.
Então é isso pessoal, espero que gostem dessas indicações (só pra constar: os dois primeiros filmes estão disponíveis na Netflix). Espero ter a oportunidade de conhecer as ruas onde os artistas de Dublin se apresentam, e conhecer um pouco mais sobre a cultura musical do país. Uma ótima sessão de cinema a todos, e até a próxima.

13 comentários:

  1. Já assisti o segundo.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes preferidos é "Mesmo se nada der certo". Impossível não amar. E é exatamente o que você falou, nada de surpreendente acontece, mas as personagens amadurecem... E isso torna a história mais real, sabe? Enfim, adorei as dicas! :)
    Ah!! E boa viagem para vocês. Aproveitem muito e quero posts e mais posts hahaha. E Thay, parabéns pela formatura. \o/ Seu look estava lindo e adorei o novo cabelo. ^^

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. ´Já assisti o primeiro e gostei muito! Beijos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi, oi.

    olha que chic! espero que a viagem de vcs sejam maravilhosas e consigam trazer várias dicas de lá e até mesmo de como montar um intercâmbio pagando pouco, afinal, sou pobre. hahaha.

    de todos os filmes, só assisti "Begin Again", e que filme lindo, né? torci tanto pra guria conseguir se destacar no meio. tbm tem o Adam pra melhorar ainda mais. <3

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  5. Vi lendo o post e pensando: onde será que vou ver esses filmes, pareci os que eu costumo ver, da no final descubro que tem no netflix que alegria. :)
    Sobre o post anterior . Parabéns pela colação de grau estava linda


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esses filmes, mas fiquei curiosa pra ver Begin Again!
    Amei o blog e já estou seguindo :D
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Só assisti Begin Again e é um dos meus filmes favoritos, mas acabei de adicionar dois a minha listinha, principalmente Sing Street, fiquei mega animada. Amo musicais e amo filmes sobre música, é uma beleza tão grande. E tenho uma queda muito grande por esse estilo de filme mais realista sobre a vida, sem grandes acontecimentos, mas não necessariamente monótono. Vontade de maratonar os filmes do John Carney bateu forte aqui haha

    Obstrelando

    ResponderExcluir
  8. Once = LINDO!
    Begin Again = maravilhoso
    Esse último deve ser bom tbm, qnd chegar aqui vou assistir!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Oooi! Tudo bem?

    Amei o post! Eu sou daquelas que ama cinema, assiste filmes compulsivamente, lê sobre as técnicas de filmagem e tudo o mais por curiosidade, mas é péssima em guardar nomes. Esqueço título, nome de ator, nome de diretor... Então você me ajudou a perceber que AMO John Carney, e que tenho que buscar mais filmes dele, porque Begin Again é um dos meus filmes favoritos, e também gosto muito de Once. Vou ficar de olho para o lançamento desse outro, e caçar os já lançados na Netflix pra fazer uma maratona! Tem alguma sugestão dos que não posso perder?

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não tava sabendo de Sing Street, sou apaixonada por Once e Begin Again. <3 Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro Falling Slowly, é uma música que sempre está na minha playlist, mas não gostei tanto do filme. Fiquei curiosa para ver os outros filmes citados.

    Bjs
    http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já vi begin again e adorei, tem uma banda sonora brutal :)
    Boa semana ! *

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein