06/05/2016

Dublin tem eventos esportivos para todos os gostos em 2016

Olá, pessoal. Poucos sabem, mas a capital irlandesa vem se tornando um polo esportivo na Europa nos últimos anos. A parte bacana é que não é apenas o futebol que vem ganhando destaque em Dublin - embora o país esteja em festa pela classificação da Irlanda para a Euro 2016. Tem eventos de rúgbi - bastante popular na ilha esmeralda - inúmeras corridas, natação aquática, WWE (luta livre de entretenimento, com muita audiência internacional) e até mesmo futebol americano. E não para por aí: tem golfe, futebol feminino e já rolou poker neste ano em fevereiro, com ótimo resultado de brasileiros, em etapa do European Poker Tour, circuito europeu de Texas Hold´em - a modalidade mais famosa dentre as praticadas em campeonatos de poker.
 

Corridas são a cereja do bolo - e a maratona impera

Quando se olha para o calendário esportivo na Irlanda, nota-se a o número extenso de corridas de rua - ainda mais na capital. Nos anos recentes, o país teve alguns nomes relevantes no atletismo europeu, notoriamente Ron Delany, Mary Peters, John Treacy, Sonia O’Sullivan e Robert Hefferman. Isso tudo faz com que as corridas de rua sejam um dos eventos mais aguardados do país - oferta e demanda, portanto.
Em 30 de outubro deste ano temos o grande evento, a Maratona de Dublin. Mas não temos apenas ela: a Mini-Maratona Feminina é um dos maiores eventos do setor na Europa, tendo estabelecido recordes de participantes - em 2009, para se ter ideia, foram 40 mil. A deste ano ocorre no dia 6 de junho.

Jogos Gaélicos resgatam a história do país

Um dos eventos mais interessantes do ano são os Jogos Gaélicos, e qualquer pessoa pode se inscrever. Na página oficial do evento, a competição é descrita como “algo único à Irlanda”. Em realidade, é bem verdade: são esportes praticados pelos nativos da ilha por centenas e centenas de anos. Os destaques vão para o hurling e o futebol gaélico. Não entendeu do que se tratam? O hurling se parece muito com o hockey, inclusive sendo jogado com tacos (porém, na grama). O futebol gaélico é uma mistura de futebol com rugbi, na qual o objetivo é marcar gols num H ao final do campo - semelhante ao rugbi nesse aspecto, portanto. Neste ano, o evento que celebra a história irlandesa ocorre no dia 17 de junho.
 

Você pode não saber, mas o golfe é extremamente popular na Irlanda

Embora não seja um esporte que tenha tanta atenção no Brasil, o golfe é bastante popular na Irlanda - tanto na República como na ilha como um todo, englobando a Irlanda do Norte. São 400 clubes dedicados à modalidade na Ilha. O maior evento de todos é o Aberto da Irlanda (Irish Open), disputado por volta de maio em todo ano. Embora já tenha tido várias sedes - convenhamos, pista é o que não falta - neste ano o evento terá como local o K Club, localizado a 31 km de Dublin e que sediou o Aberto da Europa de 1995 a 2007-  fica a cerca de 34 minutos de carro. Pode ser a chance de testemunhar a vitória do local Rory McIlroy (foto acima, que, embora tenha nascido na Irlanda do Norte, já se declarou como “irlandês” a um dos jornais da região), um dos maiores golfistas da atualidade.

Boston é uma cidade com herança irlandesa e revela isso com o futebol americano visitando a Irlanda

Um dos esportes com maior crescimento na Europa nos últimos anos - com jogo anual de sua maior liga profissional, a NFL, em Londres - o futebol americano visita a ilha da Irlanda mais uma vez. O time universitário de Notre Dame - cujo apelido é Fighting Irish - já jogou partidas no país e neste ano a cidade de Boston está representada por seu principal time nos esportes universitários, os Eagles de Boston College. A equipe já esteve na ilha em 1988, no primeiro jogo da história da esporte na Irlanda - e agora volta para jogar contra Georgia Tech. A partida será realizada no dia 3 de setembro no Aviva Stadium, o principal do país.
 

Eventos mais pitorescos também marcam presença

Você sabia que o Grande Prêmio Mundial de Dardos acontece anualmente em Dublin desde 2001? E não é brincadeira de bar não, longe disso. O vencedor fatura 400 mil libras - algo perto de 2 milhões de reais. Neste ano ele ocorre em outubro no Citywest Hotel. Outro evento bastante interessante é a “Corrida do Castelo”. Seu nome oficial é “Malahide Castle Race”, sendo Malahide o nome do castelo (inclusive, a Thay fez um post mostrando ele recentemente aqui) - este data do século XII e já chegou a ser pano de fundo em peça de Shakespeare (como a residência de Lord Furnival em "Henrique VI, parte I"). Se correr 10 quilômetros num bosque de um castelo não faz sua praia, a 3Arena sediará em junho um evento do WWE - luta livre de entretenimento, com script. O WWE é um dos programas de entretenimento mais assistidos da TV a Cabo dos Estados Unidos e aos poucos tenta desenvolver sua marca em países anglófonos. Deu para perceber que opção é que não falta, né? Desde esportes tradicionais na Irlanda - e nem mencionamos o futebol e o rúgbi aqui - até alguns que tentam aos poucos fincar raízes na Europa, Dublin tem inúmeras atrações esportivas para todos os gostos. Tem castelo, tem corrida, tem poker, tem golfe e até dardos. É uma cidade rica em cultura - e cultura esportiva também. 

Espero que tenham gostado das dicas. Até a próxima.



8 comentários:

  1. Eu fiquei surpresa quando cheguei aqui e vi como o golf é popular na Irlanda.. até eu jogo as vezes hahaha na verdade não é golf.. é o pitch and putt que acho que uma forma mais easy doq ue o golf.. na realidade nao sei apontar muito bem as diferenças haha
    Fiquei besta também como esse lance do dardos é super levado a serio! Galera se reune pra assistir e é maior festa, eu fico boiando pq nao entendo mto bem hahaha
    Adorei o post, Fi! Vcs precisam ir ao estadio tb ver algum jogo de GAA :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Seus posts são bem educativos em muitos pontos, pois ensinam várias coisas da cultura daí. Amei o post!
    Beijoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente, estou adorando essa viagem de vocês.. estou aprendendo um monte sobre a Irlanda!hahahha

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  5. Sabia sobre o golf, pois tenho um amigo que morou ai, mas não fazia ideia sobre os dardos, ainda mais um campeonato pra esse esporte. São coisas que a gente nem imagina né?
    Adorei o post!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  6. Gostamos de saber mais sobre os eventos esportivos da Irlanda, e que os esportes traduz um pouco da cultura do país.

    Beijos


    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi, oi.

    que post maravilhoso! <3 eu amo cultura, saber mais sobre a vida nos outros continentes e tu acabou de me dar uma aula de história de graça. #aloukan

    já que tu tá por aí e tem esse monte de coisa legal pra fazer, já to cobrando vídeos pelo menos do golf. juro que acho chic quem tem paciência pra ficar tentando acerta a bolinha. hahaha. e eu to falando sério: tenta gravar algo. vou amar ver como funciona esses eventos ae!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  8. Quanta gente correndo.

    Isso é bom na verdade.O Brasil poderia ser assim, aqui infelizmente só futebol e voley ganham destaque e incentivo :c e tem tanta esporte legal.


    Bjuss

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Deixe seu comentário e eu responderei assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein