19/02/2017

Dica de série: Sherlock

As histórias de Sir Arthur Conan Doyle chegaram ao século XXI ainda muito populares. A série de romances, originalmente criada em 1887 já atravessou mais de 100 anos sendo um marco na cultura do entretenimento investigativo. Desde 2000, já foram dois filmes protagonizados por Robert Downey Jr. e nos últimos sete anos os casos do detetive foram para a série de televisão, que já ganhou quatro temporadas.

A série, criada por Mark Gatiss e Steven Moffat, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) se passa nos dias atuais de Londres, o que vai contra o roteiro original da história e dos filmes tradicionais. A ideia de colocar Holmes nos tempos atuais foi muito bem pensada, pois utiliza de um cenário muito maior e com diversas alternativas tecnológicas.

Além de ser uma cidade com cerca de oito milhões de pessoas, Londres é uma cidade cosmopolita e pulsante, um lugar ótimo para a vida turística e agitada com opções para todos os gostos e entretenimento. A série explora muito bem esse lado, com carros modernos, tecnologia de última ponta e Holmes inserido na sociedade moderna de uma cidade extremamente movimentada.

A série mantém um padrão fiel com as histórias de Doyle — com todas as devidas adaptações. Na versão moderna de Sherlock, estão casos originais como “A Noiva Abominável”, “Os Cães de Bakersville”, “Um Estudo em Vermelho”, entre outros.

Tudo começa quando Dr. Watson (Martin Freeman) volta do Afeganistão após ter sido forçado a retornar à Inglaterra depois de seus trabalhos como médico do exército. No retorno ao país, Watson, desempregado, procura um novo lugar para morar e dividir o apartamento — eis que aparece Sherlock.

Fonte: Buddy 2

O médico passa a acompanhar e auxiliar Sherlock nas missões, criando um vínculo emocional entre os dois personagens, algo raro na vida do detetive que, até então, não tinha nenhum amigo.

O antagonista de Sherlock é James Moriarty (Andrew Scott), que faz jogos psicológicos com Sherlock para tentar levar a melhor no lado mental. Em uma disputa do mocinho contra o malvado, os dois travam batalhas épicas em que a ciência da dedução é o principal fator para desvendar os mistérios.


A recepção da crítica especializada é classificada como excelente. No site IMDB, a nota da série é 9,2/10, uma das mais altas do site. “Sherlock é triunfante, espirituoso e sábio, sem perder o toque da história original”, escreve o crítico Tom Scutcliffe, do jornal britânico The Independent.

A escolha do personagem foi perfeita para representar Sherlock. Aclamado com prêmios, Cumberbatch traz uma seriedade que não pode faltar quando se trata de um investigador, junto com humor ácido e falas longas e inteligentes que dão um ar de superioridade intelectual ao detetive.

Não é só Cumberbatch que se destaca no cenário principal. Além de ser um dos criadores da série, Gatiss faz o papel de Mycroft, irmão de Sherlock que tem um papel importante junto ao governo britânico. Ele ajuda o detetive em algumas missões, e também é dotado de uma inteligência acima da média que rende grandes diálogos com o protagonista.

A produção é longa, e cada duração de episódio varia entre 85 a 90 minutos, o que poderia muito bem se encaixar como um filme. Por isso, para os fãs da série é necessário ser bastante paciente. Desde a estreia da série, em 2010, apenas 13 episódios foram lançados, com um espaço de dois anos entre uma temporada e outra.

Sete anos após o lançamento, é possível dizer que as histórias de Sherlock Holmes se adaptaram muito bem ao século XXI. A tecnologia, os desafios modernos e a possibilidade de explorar um mundo que parece infinito potencializam ainda mais o poder mental do detetive que, como ele se gaba, é o “homem mais inteligente do mundo”. Espero que tenham gostado da dica! Até a próxima.

22 comentários:

  1. A temática é legal mas tenho preguiça de série longa. Parei de ver OTNB porque já achava grande de mais. hahaha'
    Gosto de série como TBBT que acaba rapidinho hahaha
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha escutado falar da série mas de verdade to com pregui de começar kkkkkkkk.

    http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  3. eu AMOOOOOOOOO essa serie! só me convenceu msm na segunda temporada e comi até a quarta, uma pena que acabou!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uns momentos meio esquisitos, né? Mas também achei uma pena :( Beijão

      Excluir
  4. É uma das minhas séries preferidas. Sou louco por Sherlock e fiquei espantado pela sua qualidade. Adoro a performance do Benedict e do Andrew, fizeram um trabalho soberbo!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti! Parece ser bem legal, o problema é que eu não tenho muita paciência para acompanhar seriados :(

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu to com muita vontade de ver essa série, mas eu não to conseguindo tempo. Agora cismei de acompanhar riverdale que estreou na tv.
    Vou ver se consigo assinar netflix também esse mês ainda porque pelo menos a noite pra acompanhar algumas séries.
    Foi legal ver aqui uma das séries que to querendo acompanhar.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Lembro que assisti um pedacinho da série em um dos meus vôos e gostei bastante dos episódios, mas não parei ainda pra assistir em sequência. Agora tô empolgada, principalmente porque tá na Netflix! Hahaha <3

    Um beijo,

    www.naoeberlim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca assisti, acredita? Nem mesmo o filme! Li nos comentários que tem a série na Netflix. Vou procurar e assistir! Meu gênero preferido não é esse, mas acho que vai me prender bastante mesmo assim. Valeu pela dica! ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda nao assisti mas ja ouvi muita gente falando bem mesmo! Muito legal o post! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  10. Olha Filipe, essa é uma série que está na minha lista de prioridades para assistir. Adoro o Benedict!

    Ansiosa pra começar!
    Ótima dica!
    :*
    In.Material

    ResponderExcluir
  11. Dizem que esse Sherlock do Benedict Cumberbatch é o melhor de todos os tempos! Não duvido nada, acho ele um super ator. Quero assistir a série sim, acho que deve ser bem divertida!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  12. Ainda não parei para assistir esta série, mas parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  13. Ual, são poucos episódios! Adoro as histórias de Sherlock, com certeza vou dar uma olhada na série <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Uma das minhas séries favoritas da vida!!
    Adoro os personagens, a forma como são contadas as histórias e claro onde rola as gravações <3.
    Eu recomendo a série pra todo mundo que eu conheço.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  15. Eu assistia Elementary que também fala da história de Sherlock, mas Watson é uma mulher e eu era apaixonada por essa série, infelizmente parei, mas irei retornar com tempo!
    Essa eu não conhecia, mas parece ser ótima também ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa, agora fiquei curiosa pra ver essa série :D Obrigada pela dica. Beijos!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa série, fiquei bem curiosa... Mas tô assistindo muitas séries ao mesmo tempo, quero dar um diminuída.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro essa temática, gostei dos filmes, mas ainda não animei de ver a série, mesmo ela parecendo ser muito boa. Espero um dia criar coragem pra começar a ver.
    Eu to assistindo bastante série assim longa, com episódio de 1 hora e eu tô gostando, as vezes parece que os 40-45 passam tão rapido e enrolam mais na série.. não sei haha
    :)

    ResponderExcluir
  18. Eu amo demais, comecei a assistir porque meu pai gosta e amei.
    Beijinhoos. 💖
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  19. This looks like a really interesting series!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Deixe seu comentário e eu responderei assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein