27/04/2017

Dica de série: Cooked

Olá pessoal, hoje venho com uma dica de minissérie de produção da Netflix que se chama Cooked, baseada no livro do jornalista Michael Pollan, que também é o apresentador e narrador do programa. É uma série documentário com apenas 4 episódios, e o título de cada um deles faz alusão a um elemento natural: Fogo, Água, Ar e Terra; e a importância de cada um na elaboração da comida. Levantando para discussão sobre nossos hábitos alimentares, em relação aos avanços da indústria alimentícia, e as diferenças culturais e regionais na culinária.

Pollan toca em um tema muito importante em sua obra: o tempo dos preparos e a qualidade das nossas refeições. Cada episódio foca em um diferente meio de preparo e transformação dos alimentos, levantando a discussão sobre o que a revolução na indústria alimentícia nos proporcionou. Trazendo também a evolução da culinária na história da humanidade, em diferentes povos. Mostrando a importância que os cozinheiros (alquimistas), caçadores, fazendeiros etc, tinham dentro da sociedade; onde os ensinamentos eram passados de geração para geração. Os processos em uma cozinha, que requerem tempo e dedicação, tornou o ritual da preparação do alimento uma coisa rara de se ver hoje em dia, e acabamos optando pelo cômodo e o fácil, consumindo mais produtos industrializados e fast food, em detrimento da nossa saúde.

Se você gosta do tema, é uma série bem interessante, aborda temas atuais quantos aos problemas alimentícios: criação de animais para consumo, trigo e o glúten, indústria vs. pequenos produtores. Veja e seja crítico - a série é uma visão de um norte-americano das coisas - contém ensinamentos bem pertinentes, porém muitas coisas são intangíveis para a maioria das pessoas; em geral, tente incorporar hábitos alimentares mais saudáveis na sua rotina, que se encaixe no seu estilo de vida e te faça bem, isso vai ser uma grande mudança pessoal sem dúvidas.  Espero que tenham gostado, até a próxima.

7 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa pra assistir. Achei interessante isso de mexerem com os elementos naturais para alimentos, tira até como referência os povos antigos que criavam comida mesmo sem fogão né?
    Acho que já passou pela navegação do Netflix pra mim, mas pensei que fosse um programa de TV de culinária, aí nem quis assistir porque com certeza ficaria com fome, hahaha! Mas agora, já marquei na lista pra assistir.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não é o meu estilo de série e eu realmente não sou nada interessada nesses assuntos, mas gostei bastante da reflexão que a série traz sobre a nossa alimentação, então parece ser interessante! Gostei da dica!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente estou sem tempo pra acompanhar seriados.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse seriado!
    Não conhecia, mas aborda um tema bem legal.
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Que demais essa série, não conhecia ela ainda!1 Eu adoro conhecer mais sobre alimentos, eu até tento comer coisas mais saudáveis e tal.. kkk Adorei a série, com certeza deve ser muito legal!
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  6. Amo essas séries documentais da Netflix <3

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2017 | By Thayse Stein