31/01/2018

10 motivos pra amar Minas Gerais

Oi, gente! Tudo bem? Nesse comecinho de ano, bateu mais forte minha saudade de Minas Gerais. Sei que mencionei aqui que não sou das mais fãs de voltar pra destinos repetidos, mas com alguns lugares parece que funciona diferente. Eu tenho uma relação de amor forte com Minas e resolvi fazer um post só sobre isso, mesmo que eu só tenha fotos com baixa qualidade (e muito antigas!).
❤ O primeiro motivo pra eu amar MG é porque é um destino histórico e sempre amei estudar sobre história. No colégio, eu ficava fascinada lendo sobre as coisas que aconteceram por lá. Em 2005, meus professores do colégio organizaram uma viagem pra nossa turma ir visitar as cidades históricas e foi inesquecível, ver tudo aquilo de perto pela primeira vez e ainda mais aprendendo e tendo "aulas" no local me marcou pra sempre. Vale conferir esse post aqui e esse outro aqui.

❤ Desde a primeira vez que pisei em Minas, rolou aquela química, sabe? Acho que isso é algo muito pessoal que acontece entre pessoas, momentos e alguns destinos. Tem que estar tudo numa harmonia celestial e tcharán. As cidades histórias são locais muito mágicos, tem toda uma energia ali, lendas e mistérios, é algo muito rico de se ver pessoalmente, tem muita coisa pra descobrir, rolam caminhadas intensas e essa vibe é uma das que mais curto em viagem.
❤ Em 2009, voltei pra Minas com a minha família e foi uma viagem super legal (foi minha primeira vez voando de avião). Compramos um pacote por uma agência e visitamos mais lugares do que eu tinha visto da primeira vez. Embora tenham acontecido alguns percalços (eu e minha irmã ficamos doentes), essa viagem me mostrou que dá pra voltar lá mil e quinhentas vezes e se apaixonar mais e mais por cada pedacinho dessa terra, sempre tem alguma coisa que a gente não reparou, algum lugar pra olhar de novo com mais calma.

❤ Ah, como falar de MG sem falar da comida? É impossível, minha gente. Pra entrar no clima tem que comer comida local, aquele franguinho com quiabo, pão de queijo, queijos e doces de leite. É uma das culinárias mais ricas do país e a gente se entrega no sabor da comida caseira, dá aquele conforto no coração.
Minas tem hotéis e pousadas pros mais variados gostos e cara, todos os lugares que me hospedei por lá me marcaram muito. As pousadas geralmente ficam naqueles casarões antigos, cheios de histórias (alguns super fofos e acolhedores, outros com vários espaços meio assustadores, mas todos muito interessantes!) e o hotel que me hospedei em Belo Horizonte era mágico, muito confortável e cheio de mimos.

❤ Falando em BH, tem muita coisa pra ver por lá, pra dar um respiro do passeio histórico e eu amei a cidade. Tem uma feirinha enorme e muito bacana pra quem ama artesanato e arte local... Um ponto destaque, na minha opinião, é a Lagoa da Pampulha, com a Igreja de São Francisco de Assis, do Oscar Niemeyer e logo ali perto dá pra visitar o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). A gente também visitou o bairro Mangabeiras, que tem uma vista de tirar o fôlego da cidade.
❤ Ainda falando de pontos turísticos, nunca vou esquecer a sensação de entrar pela primeira vez na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes. É de ficar arrepiado! É muito ouro, muito ornamento, muita riqueza nos detalhes, a gente fica até meio tonto. Mas é lindo e um dos lugares que eu recomendo demais a visita pra quem tá planejando fazer o tour histórico, é um must see.

❤ Além da riqueza histórica pelos movimentos que aconteceram nessa terra, muitos personagens históricos nasceram e viveram lá e é possível visitar as casas, os lugares em que eles frequentavam e até alguns túmulos dentro de museus, igrejas, cemitérios. Só pra exemplificar: tem a casa da Xica da Silva, do Tiradentes, do Juscelino Kubitschek, do Aleijadinho.
 
❤ Ouso dizer que minha cidade favorita de Minas Gerais é Ouro Preto (primeiro porque eu já sonhava em ver o local em que gravaram aquele CD Skank Ao Vivo da MTV) e a cidade é muito rica, emblemática, com museus legais, igrejas incríveis e muitas lendas e histórias, desses lugares que vale a pena ter uma visita guiada pra se encantar com cada pedacinho.

❤ Já que mencionei o Skank, que é uma banda que gosto bastante, vale lembrar que essa terra é muito abençoada e lá tem alguma coisa especial, porque sai muita gente boa e talentosa. Quer exemplos? Vale conferir esse post e esse aqui.
Ah, que vontade de voltar pra Minas Gerais e ver tudo isso de perto de novo! Vocês já passearam pelas cidades históricas de lá? O que acharam? Beijos!

8 comentários:

  1. Nossa que lugar mais lindo.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thayse! Acho o máximo viajar, inclusive para conhecer nosso país! Minas é um dos destinos que quero conhecer também, historicamente é fascinante descobrir o que as cidades tem guardado e encravado em suas ruas e locais.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Eu só passei por Minas algumas vezes qd viajava com meus pais, de carro. Mas tenho vontade sim de conhecer mais!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. minas comigo tambem foi amor à primeira vista! adorei o povo, fui tao bem acolhida que minha vontade era estender o tempo em alfenas haha a comida é um caso a parte ne? pao de queijo é vidaaa!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito conhecer Minas Gerais, minha vó é de Minas e sempre conta sobre os lugares e comidinhas de lá. AHHH franguinho com quiabo sempre tem na casa da vovó e eu amo!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vale experimentar todos! ;D

    Fui pra Minas Gerais uma vez, só que nem lembro direito porque era bem pequena (acho que tinha uns 7 anos). A única coisa que me recordo é que meus pais se perderam no caminho da chácara que a gente ia ficar! hahaha! Mas no final deu tudo certo. Gostaria de voltar lá agora adulta para conhecer melhor as cidades históricas!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Thay.. Minas é tão apaixonante, um lugar muito especial nesse nosso Brasil! Comidas boas, destinos lindos pra visitar, a riqueza história e esse povo mineiro tão amorzinhos! <3
    Tenho muita vontade de explorar mais do estado e ir parando nessas cidadezinhas historicas. ♥
    Beijos

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2018 | By Thayse Stein