12/03/2018

Sobre parar de reclamar e começar a agir

Oi, gente! Tudo bem? Queria aproveitar o dia de hoje pra escrever sobre algo que constantemente me dá na telha: por que reclamamos tanto sem fazer nada para mudar a nossa situação ou resolver nossos problemas? Acho que de certa maneira, todo mundo acaba fazendo isso vez ou outra na vida (alô, Twitter!), mas quando reclamamos demais sobre coisas específicas que estão sob nosso controle, será que não dá pra pensar em como resolver e se esforçar mais para uma solução? Será que simplesmente gostamos de reclamar por reclamar e no fundo, nem estamos interessados em melhorias? Tem vezes que a gente se pega numa competição de quem sofre mais e passa mais perrengue pra tentar mostrar pras pessoas que temos problemas e estamos sobrecarregados, pra pedir nas entrelinhas um pouco de atenção e empatia. Acredite, sei que as coisas podem não estar indo como planejamos e algumas fases são tão difíceis que parecem que não vamos conseguir superar... Mas já pensou que apenas algumas atitudes e decisões podem acelerar esse processo e melhorar tudo?
Ao longo da nossa jornada, nos deparamos com pessoas muito insatisfeitas que acabam até nos contagiando e estão constantemente reclamando sobre problemas que parecem de longa data mas elas não parecem realmente focadas em tentar resolver porque acabam muito acomodadas com a tal situação. E olhando para os outros, conseguimos entender muito sobre nós. E aí, podemos parar e questionar se queremos ser esse tipo de pessoa, se queremos levar uma vida infeliz e contagiar os outros da mesma maneira, mesmo que algumas decisões pareçam difíceis demais. Acaba sendo mais uma questão da nossa própria atitude e postura diante dos problemas e percalços da vida, do que realmente uma sina, um buraco sem saída que nos foi colocado. Mudar de direção assusta e pode gerar alguns arrependimentos, mas se você pensar a fundo, vai ver que naquele momento precisava ter largado certas coisas, abandonado velhos hábitos, porque a situação estava ruim e insustentável, mesmo que parecesse confortável ou mais fácil ficar ali. Resolvi escrever sobre isso logo hoje porque sei que segunda-feira nem sempre é fácil e embora a gente tenha uma tendência a ser meio negativo em relação a esse dia, às vezes ele apresenta vários desafios que podem ser interessantes. O começo de uma nova semana nos dá a oportunidade de tentar novas coisas e fazer diferente, se não estamos satisfeitos com o rumo que as coisas estejam tomando. Nunca temos o controle total sobre todos os aspectos da nossa vida, mas as coisas que realmente importam geralmente estão ao nosso alcance. Então, porque não fazer diferente?

7 comentários:

  1. Thayse, que post maravilhoso! Eu era assim, reclamava de tudo, ainda bem que mudei isso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Estamos lendo um livro que fala exatamente isso que as vezes não paramos de reclamar de determinadas situações como se não tivessem ao nosso alcance de muda-las, mas basta um movimento de reconhecer que em algum caso nós temos que tomar as escolhas e começar a agir, focar na solução e não na reclamação.


    Beijos



    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa reflexão que excelente seu texto curti muito.
    Sempre penso muito nisso de parar de reclamar e fazer mais com certeza seremos mais felizes.

    ResponderExcluir
  4. Já coloquei em prática, ajo mais e reclamo bem menos.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Thayse, demorei muito para acreditar que de fato o universo nós ouve, e que, por isso, quanto mais reclamamos mais coisas ruins acontecem. Eu ainda reclamo muito, mas se eu ficar parada só reclamando não irá adiantar de nada. Adorei a sua reflexão :)

    http://larydilua.com/

    ResponderExcluir
  6. Acho que as pessoas precisam falar mais sobre isso... existe uma certa competição em quem está mais ferrado nessa vida e ao perceber isso, procuro me afastar desse tipo de pessoa (aquela famosa distancia saudável) e também me policiar para não ser assim! As vezes a gente fala que poxa vida, não alcancei nenhum dos meus objetivos, mas devemos parar para pensar e ver se a gente tentou fazer algo diferente e estratégico para alcançá-los, né?
    Parece um certo vicio em exaltar coisas ruins e espalhar essa energia por ai!
    Enfim, um assunto que deve ser discutido e principalmente nos gerar reflexão!
    Adorei o texto! Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. Aaaah, que post!
    Pois é, nossas atitudes sempre falarão infinitamente mais alto que qualquer palavra.Sem falar que a gente atrai o que a gente transmite, e começar a ver o cotidiano com leveza e gratidão muda tudo.
    Adorei o post!

    Clube - N

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2018 | By Thayse Stein