16/03/2018

Vale a pena viajar pela Alitalia?

Oi, gente! Tudo bem? Já mostrei pra vocês em vídeo como foi a minha experiência de voar sozinha de avião pela primeira vez, pela Alitalia. Como esse conteúdo gerou bastante repercussão, pensei em fazer também algo mais detalhado aqui no blog, para quem tem interesse em saber mais sobre a companhia, especialmente porque estavam rolando boatos de que ela iria fechar por ter declarado falência... mas até onde sei, eles agora pertencem a Etihad Airways.
Comprei passagens de ida e volta para a Europa ano passado, direto com a companhia, por ter achado bons preços. Reservei para viajar de Florianópolis para Amsterdam em dezembro, com duas escalas: em Guarulhos e em Roma. Fiquei três meses na Holanda e retornei em março, fazendo a mesma rota, com as mesmas escalas. Ida e volta ficou por R$2.875,51 e dá pra parcelar em até 10x no cartão. Nessas andanças, minha menor conexão foi de 2h e ficou super corrido porque o voo atrasou, então recomendo sempre pegar pelo menos 3h.
Logo de cara passei por um perrengue com a companhia: menos de um mês depois de feita a reserva, recebi um e-mail simplesmente cancelando dois voos: o trecho de Florianópolis para Guarulhos e o de volta de Guarulhos para Florianópolis. Tentei contato pelas redes sociais, já que eles não possuem nenhum e-mail ou central de atendimento no site. Me informaram que eu teria que ligar. Somente na terceira ligação eles resolveram meu problema, reservando novamente os tais voos cancelados, alegando ter sido um problema no sistema. Detalhe: a central de atendimento é em São Paulo e tive que pagar interurbano.
O trecho Florianópolis - Guarulhos foi super tranquilo e operado pela Gol. Como a reserva é feita somente com a Alitalia, eles que realizam o contato com a Gol e não podemos reservar as poltronas. Na ida, me colocaram na saída de emergência, o que é ótimo porque tem bastante espaço. Vale lembrar que nos dois trechos recebi o ticket de prioritário e pude embarcar primeiro :) Já o trecho Guarulhos - Roma foi um dos piores da minha vida porque tive azar de ficar do lado de uma criança que me chutou o voo inteiro me impedindo de dormir e ainda era muito mimada e manhosa. Tudo bem, a mãe da criatura parecia exausta e eu não tive coragem de reclamar. Confesso que eu também incomodei muito quando era criança e assumi que era meu momento de pagar meus pecados.
O avião que cruzou o atlântico era um modelo meio antigo (pelo que pude comparar com voos que já fiz pela KLM e pela Iberia), com aquela TV com uma qualidade meio ruim e com o controle da TV conectado por um cabo e meio difícil de mexer (consegui assistir apenas um filme, Mulher Maravilha, mas o áudio estava ruinzinho). As poltronas também eram bem desconfortáveis e quase não reclinavam. Como fui na janela, o banco da frente tinha uma espécie de caixa embaixo e não consegui esticar muito bem as pernas.
Já na volta, o avião de Roma - Guarulhos parecia mais moderno e obrigada, universo! foi bem mais vazio. Tive três poltronas só pra mim e pude até deitar para uma bela soneca (também assisti um filme só na volta, Assassinato no Expresso do Oriente, mas tinham vários títulos legais). A viagem pra cruzar o atlântico é sempre bem turbulenta e tediosa, o avião tem aquele barulhão e de repente a gente fica com nariz, garganta e olhos muito secos. Pra minha sorte, um comissário até me deu uma garrafinha de água que me salvou durante o voo (pegar só copinhos de tempos em tempos é muito ruim). 
Nos trechos de Roma - Amsterdam, também operados pela Alitalia, o voo foi super tranquilo e eles passam oferecendo biscoitos e bebidas (bem parecido com o voo da Gol). As refeições maiores, tanto na ida quanto na volta foram bem ok, não tenho nada do que reclamar. Não vou generalizar, porque alguns atendentes foram super cordiais, mas a maioria dos comissários de voo da Alitalia foram meio atravessados, beirando a estupidez. Além disso, querem falar só em italiano e ficam meio irritados e sem paciência pro inglês. Fico aflita quando as pessoas não querem falar em inglês comigo.
Apesar dos pesares, eu acho que valeu a pena pelo preço, já que os voos de ida e volta da minha cidade, mais baratos depois desse, estavam custando quase R$600 a mais. No fim das contas, não é uma companhia que super indico, mas se estiver com preços em conta, compraria com eles novamente. Espero que tenham gostado de saber mais. Qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários. Beijos!

3 comentários:

  1. Parece ser razoável e pelo preço né? Ai vale.
    Que chato isso de não querem que falem em inglês. euein.. haha
    A refeição pareceu ok pra mim também.
    E que bom que a moça te deu a garrafa de água imagino a aflição de sentir seco.
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  2. Legal a sua resenha!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro posts sobre detalhes de companhias/voos, é uma ótima forma de ficar preparada :)

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com

 
Brilho de Aluguel © 2010 - 2018 | By Thayse Stein